segunda-feira, 29 de junho de 2009

"Os clubes vão ter que olhar para o SCL MARRAZES com outro respeito"

ENTREVISTA A RICARDO ANDRADE, TREINADOR DOS ESCOLAS “AB” ÉPOCA 2008-2009 DO SCL MARRAZES

Idade: 26 anos

SCLMarrazesJovem Ricardo, revela-nos o teu percurso enquanto jogador de futebol.
Ricardo Andrade
Comecei aos 9 anos numa das captações dos SCL MARRAZES e tive a sorte de ficar, a partir dai fui passando o processo normal. Mas era do tipo de jogadores que ficava contente só por ser convocado e como era sempre não me esforçava muito. Depois deixei de jogar 1 ano, até ir para o GRAP/Pousos, aí já 2º ano de juvenil já pensava de outra maneira e ali passei alguns anos bons com uma subida há divisão de honra. Já em sénior deixei novamente. Mais tarde, veio o futsal que também achei muito interessante e onde também tive momentos de alegria, com duas subidas de divisão. Joguei cerca de 5 ou 6 anos, até deixar de vez.

SCLMJ Começaste no SCL Marrazes como treinador-adjunto do Bruno “Veloso” nos Sub-13 “A” há duas épocas atrás. Conta-nos como foi essa experiência. Podemos considerar que o “Veloso” foi o grande responsável pelo gosto que tens pelo treino com jovens atletas?
RA
Pode-se dizer-se que sim, porque o "Veloso" já me falava há muito tempo no sentido de o acompanhar, mas como ia sempre jogar mais um ano acabava sempre por recusar. Até que há duas épocas atrás voltou a falar-me nessa possibilidade e aí eu já tinha decidido que ia deixar o futsal, e então aceitei. Tínhamos um grupo muito bom, e o que o "Veloso" me transmitiu foi que queria todos os meninos a jogar e sempre que fossem chamados, estes pudessem ter um rendimento semelhante, e a meu ver isso foi conseguido. Mais tarde, veio o Cláudio para dar ainda uma ajuda maior. Foi uma época muito boa. (Campeões Distritais de Sub-13 2007-08)


SCLMJ Como surgiu a oportunidade de treinares uma equipa no clube? Era essa a tua ambição?
RA Foi um pouco de repente, porque eu e o "Veloso" já tínhamos falado os dois no sentido de ficar como seu adjunto novamente, o que, no meu ver, ia ser muito bom mas depois foi-me proposto a equipa de Escolas "AB". Não pude recusar.


SCLMJ Como analisas esta época dos Escolas “AB”? Descreve-nos como foi esta experiência.
RA Foi uma época a qual nunca vou esquecer. Primeiro, porque foi a minha primeira equipa, e depois pelo que se fez. Levava a vantagem de também ser futebol 7. Com tudo o que tinha aprendido com a época anterior, pensei para mim: será que vou conseguir? Agora posso dizer que o resultado final foi muito bom. Quero deixar aqui uma palavra para o Cláudio que me ajudou muito. Obrigado e espero poder contar novamente com a tua ajuda.


SCLMJ Actualmente, o SCL Marrazes reúne um leque de treinadores de qualidade, com a curiosidade da maioria ter sido formada como homens e jogadores no clube. Consideras que a nossa escola de talentosos jogadores se está também a expandir como escola de bons treinadores? Como explicas esta realidade?
RA
A meu ver, acho que em relação ao ano anterior mudou muito, os treinadores de diversos escalões falam muito entre eles e isso é muito bom, os mais novos aconselham-se com os mais velhos, levantam as suas dúvidas, e assim se vai passando um bom trabalho de uns para os outros. Mas o mais importante é o que o clube tem vindo a fazer, que é segurar os bons treinadores que tem e isso por vezes não é nada fácil.


SCLMJ O SCL Marrazes conseguiu colocar a sua equipa de Iniciados nos Nacionais. O que achas que pode mudar no clube com este novo desafio?
RA
Primeiro quero deixar os meus parabéns ao "Veloso", jogadores e sua equipa técnica pela grande época. Já em relação ao futuro, os clubes vão ter que olhar para o SCL MARRAZES com outro respeito, o tal respeito que o clube já teve e que aos poucos vai conquistando outra vez. Vamos poder ombrear com os melhores e isso é muito saudavel. Esperemos que seja a primeira de muitas desta nova era do nosso clube.


SCLMJ Se fosses director do SCL Marrazes, que atitude tomarias em relação a atletas do clube que são assediados por outros clubes?
RA
Acho que isso é normal porque todos querem os melhores. E nós, SCL MARRAZES também devíamos trabalhar no mesmo sentido. O SCL MARRAZES está a reunir condições para atrair muitos atletas, não só no futebol como nas outras modalidades. Se ainda não temos as tais condições, temos que as criar porque este clube não pode viver do passado, mas sim do presente e futuro.


SCLMJ Quais as tuas ambições enquanto treinador?
RA
Para já quero continuar a desenvolver o trabalho que venho a fazer, que me deixou com água na boca. Mas para responder há pergunta acho que se não tivermos ambição também não conseguiremos fazer um bom trabalho. Por isso a minha ambição é de ir sempre mais há frente.

18 comentários:

Anónimo disse...

falas bonito

Anónimo disse...

MARRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAZES

Anónimo disse...

Este já sabe que fica como treinador.
Alguém me sabe dizer quem são os treinadores para a proxima epoca?
Edgar (Seniores) Claudio SErrano ( Juniores) Bruno Gomes (Juvenis) Gonçalo Moleirinho (Iniciados A) e os outros?
Obrigado.

Adoro o Marrazes disse...

para melhores TREINADORES tb ten que ter formação se eles ja são bons melhore.Mas se ainda tiveren formação vão ficar melhores.e isso o Marrazes ten como exnplos: gonçalo,veloso,sandro.froça Marrazes

Anónimo disse...

comtinua que vais no bom caminho,um abraço

Anónimo disse...

o Marrazes ainda não anunciou os seus treinadores, por isso toda e qualquer informação aqui referida é somente especulação...

Anónimo disse...

João Pereira (Juvenis B) e Moleirinho (Iniciados B)

Anónimo disse...

ja sabe eu ñ tinha tanta certesa

Anónimo disse...

olha que eles andem ai

Anónimo disse...

pelo o que ouvi este não vai ficar.como vos falei eles andem ai

fonte segura disse...

os branquinhos andem ai

Anónimo disse...

que branquinhos???

Anónimo disse...

Não abram o olho!!!
O veloso está de saida.

Anónimo disse...

Não queiram criar problemas onde eles não existem

Anónimo disse...

ele vai ficar

Anónimo disse...

nem ele nem o da entrevista so o marrazes é k ñ sabe.como pode ser

Anónimo disse...

tenho duvidas se o veloso fica no nosso grande Marrazes

Anónimo disse...

nao tenham duvidas que eu tambem nao as tenhos! e posso garantir que pelo menos mais este ano ele fica nos marrazes, isso garanto