sábado, 25 de junho de 2011

Entrevista a Alberto: "...tenho a certeza de que tudo dei pelo Marrazes"


Alberto Freitas, tem 28 anos e foi mais um dos vários jogadores da equipa de seniores do SCL Marrazes que, ao longo destes anos reflectiu o aproveitamento resultante do trabalho desenvolvido nos nossos escalões de formação para a equipa sénior. Joga como extremo em ambas as alas, veloz, tecnicamente dotado, foi nas últimas épocas um dos indiscutíveis da equipa sénior do SCL Marrazes. Alberto, que se encontra de saída do nosso clube, faz-nos um balanço do seu percurso no clube, entre outros assuntos, com realce para os motivos que o fizeram abandonar o nosso clube.

SCLMarrazesJovem: Alberto, conta-nos o teu percurso enquanto jogador do SCL Marrazes.
Alberto:
Comecei a jogar futebol nos Marrazes no escalão infantil de 2º ano, seguindo todos os outros escalões de formação. Fiz uma época pelos seniores e depois fui para a Caranguejeira. No ano seguinte voltei para os Marrazes e permaneci até hoje. Durante o meu percurso nos Marrazes fui testado em várias posições, defesa central (durou duas semanas), médio centro, avançado e acabei por ficar a extremo.

SCLMJ: Tiveste vários treinadores ao longo do teu trajecto no nosso clube. Revela-nos quais é que mais te marcaram.
A: De uma maneira ou de outra todos os treinadores me marcaram. Facilmente consigo revelar alguns deles. Começando por ordem cronológica, o "Nini" que teve um trabalho muito importante, eu era então um zero á esquerda quando comecei a jogar. Ele teve o trabalho de me ensinar a dar pontapés na bola e até correr. Depois tive outro Senhor de nome Jorge Silva na época de iniciados de 2º ano, onde fizemos uma primeira volta só de vitórias. Carlos Cardador e Filipe Grilo foram outros treinadores pelo qual gostei de ser treinado. Depois quando cheguei aos juniores tive treinadores que eram da equipa sénior e me convocavam, sendo eles Cláudio Serrano, Barros e Armando Santiago. Tendo pena de não ter sido treinado por estes mais tempo. Passando algumas épocas de seniores, tive então uma excelente época com o treinador Gonçalo Moleirinho e grande adjunto, Bruno "Veloso". Época em que lutámos pela subida até às últimas jornadas, mas acabamos por ficar na 3ª e honrosa posição da tabela, algo que não acontecia há uns bons anos. Tinha então 25 anos, este treinador deu-me um reforço psicológico enorme, tendo feito para mim a minha melhor época de sénior ate hoje. Seguiu-se então outro grande Senhor que admiro, António Paiva. Excelente pessoa com quem podemos sempre contar, além de grande treinador é um grande homem. Queria também agradecer toda a sua dedicação ao clube de duas pessoas que foram importantes para mim, são eles "Quim Zé" e "Carlitos". Dois directores que nos acompanharam de maneira incansável. Não quero no entanto deixar de agradecer a todos os outros treinadores e adjuntos que me acompanharam e marcaram ao logo de todos os anos. Deixo então alguns dos nomes, José Moleirinho, José Cova, Paulo Clemente, Edgar Pereira e Bruno Clemente “Zenga” e Paulo Freitas.

SCLMJ: Olhando para o teu passado, para as tuas experiências enquanto jogador, inclusivamente representaste por uma época a Caranguejeira na 3 ª Divisão Nacional, consideras que actualmente poderias-te encontrar a jogar noutro patamar competitivo?
A: Pelo amor que sempre dediquei aos Marrazes neguei sempre muitas propostas que tive, hoje fisicamente sinto que ainda poderia estar noutro patamar, embora psicologicamente devido a alguns problemas familiares os quais não quero revelar, não tenho condições para ter grandes ambições. No entanto, queria realçar na época que tive na Caranguejeira, onde encontrei grandes jogadores como o Gervino, Edgar que foram jogadores de primeira divisão, tive também a felicidade de poder ter jogado com o meu único irmão Paulo Freitas. Fui titular alguns jogos da primeira volta fazendo 2 golos, tendo então o azar de me lesionar gravemente no pé e ter ficado afastado de toda a segunda volta do campeonato.

SCLMJ: Que análise fazes da época passada? Achas que havia condições para obter uma melhor classificação?A: Uma época cheia de altos e baixos. Penso que poderíamos ter feito melhor pelo plantel que tivemos.

SCLMJ: Ao fim de tantos anos decidiste sair do SCL Marrazes. O que te levou a tomar esta decisão?
A:
Acima de tudo foram as mentiras que me consumiram. Senti-me então enganado pelas pessoas que dirigiam o clube. Em relação a este ano foi a indiferença com que as pessoas me trataram. Esta decisão esta a ser das mais difíceis da minha vida, porque como é óbvio o Marrazes não é só um clube para mim. Foi a minha segunda casa durante estes anos todos, onde fiz muitos amigos e tive muitas alegrias. Só quem sente o clube sabe pelo que estou a passar. Agradeço então às pessoas com quem tenho tido alguns desabafos, nomeadamente o Paulo Freitas (meu irmão), Sandro e o Gonçalo Moleirinho.

SCLMJ: Muito se fala nas questões financeiras associadas aos planteis seniores do nosso clube nas últimas épocas, num contexto de grandes dificuldades financeiras. Tu jogaste de borla e a receber no SCL Marrazes. Fala-nos sobre este tema e sobre os problemas que levanta.
A: Muito resumidamente, quando todos jogávamos de borla não tivemos problemas porque também era tudo jogadores da casa. Em relação ao jogar a receber, sempre fui um dos que tive menos ajuda monetária por ser da casa, o que compreendo e achei justo. O problema foi quando começaram as mentiras, preferia que as pessoas me dissessem que iam pagar a alguns jogadores, do que me terem dito que ninguém ia receber e depois à frente dos jogadores recebiam cheques. Penso que os jogadores da casa deviam de ser mais respeitados. Quero dizer também que das épocas em que supostamente recebi, fiquei sempre com as contas por validar e nunca fui atrás de ninguém pedir esse dinheiro em dívida.

SCLMJ: Já decidiste onde vais jogar na próxima época?
A: De momento ainda não sei se vou continuar a jogar e se continuar onde. Já falaram comigo algumas pessoas, mas como referi anteriormente a minha vida não é tão simples quanto parece. Nunca então pensei que com esta idade fosse sair do clube do coração.

SCLMJ: O SCL Marrazes sempre fez parte da tua vida. O que representa para ti o nosso clube?
A: O Marrazes faz e sempre fará parte da minha vida. Acima de tudo cresci com o clube, aprendi a ser alguém e a ter princípios. Saio muito triste por não ter tido uma despedida diferente. Mas contudo, tenho a certeza de que tudo dei pelo Marrazes, por isso saio de cabeça erguida. Obrigado Marrazes.

29 comentários:

Anónimo disse...

És o maior Bé!
Um verdadeiro exemplo.
Tudo de bom!

Anónimo disse...

Grande entrevista Bé assim é que é o clube é que conta, as pessoas que o dirigem pouco conta para nós Marrazenses do coração. Obrigado por tudo és muito fixe. Mais uma vez o demonstras com esta entrevista, só uma peessoa com os teus sentimentos reagem assim sem dizer mal de ninguém.Obrigado

Anónimo disse...

Verdade e apenas a verdade.BOMBA!! é para saberem que o Marrazs nao é só rosas.
ALBERTO felicidades para ti e muita força na vida pessoal.

Anónimo disse...

Diz Alberto, que te apetecia dizer toda a verdade a alguns senhores, mas assim e que é, grande entrevista . Muitas felicidades para ti, tudo de bom para a tua vida.

Anónimo disse...

obrigado alberto ,grande saida foste igual a ti mesmo,nos pessal do clube sabemos "ler"a tua entrevista

Anónimo disse...

Formado no Marrazes;
Sempre colocou o Clube à frente de outros convites e não é como putos que saem dos Marrazes logo á primeira "vendidos" por 100 euros;
Sente a camisola como poucos no plantel;
Grandes qualidades como jogador;
Importante para passar o "testemunho" aos mais novos;

Não sei porque os novos dirigentes do Clube não lhe dão o devido valor.

Deitar fora estes "activos" é deitar fora a nossa identidade.

Cuidado que se mandarem embora os jogadores que sentem verdadeiramente o Marrazes e forem buscar muitos jogadores "de fora" em troca de promessas monetárias, estes não vão ficar até ao fim de alma e coração, quando começarem a falhar as promessas;

Rabaça abre os olhos e valoriza o que tens em "casa";

Obrigado Bé

Paulo disse...

Após ler esta entrevista cada vez tenho mais orgulho em ser teu irmão.

Paulo.

Anónimo disse...

Um clube formador rejeita os jogadores formados no clube. Obrigado Alberto por tudo o que deste por esta camisola.

Anónimo disse...

isto é como deitar rui costa para fora do benfica.
Obrigado Ablerto pela tua amizade

Anónimo disse...

grande entrevista, não sendo amigo do Alberto, apenas o conheço como jogador do Marrazes, fiquei seu admirador depois de ler estas linhas.Muitas felicidades e tudo de bom para ti, estou certo que haverá sempre uma porta para o teu regresso.

Anónimo disse...

Eu sou daqueles que leio e nada digo, mas hoje, tenho que o fazer!

Como socio do clube é com alguma vergonha que vejo que o marrazes está de volta ao passado!
À uns anos andaram a chamar pessoal para ir tirar o clube da miséria, mais cedo ou mais tarde isso volta a aconteçer. O Marrazes cada vez mais deixa de ter referencias no balneário.
Substituir amantes dos marrazes por Tubarões é que não.

Do Bé, é o boss, sempre disse ele e mais 10, raramente teve quem lhe desse o devido valor e que o motiva-se devidamente. Força ai para o futuro. Seja onde for...

Anónimo disse...

Só agora li a entrevista, grande Alberto muito bem. Vais fazer muita falta mesmo no balneário, foste o grande homem, 18 anos de casa sem uma única expulsão, há que dar valor a quem o tem, e tu tens, só nós sabemos ler esta entrevista muito boa. Toda a sorte do Mundo Alberto

Anónimo disse...

Obrigado Bé por anos de serviço. Força!

Anónimo disse...

És o maior Alberto, pena, muita pena tu saires dos Marrazes, eras uma referência para o Clube. Mas nunca te esqueças que o clube a nós pertence, nós que tudo demos e não tivemos nunca o devido valor.
Muita mas mesmo muita sorte,é só o que te posso dizer.

Anónimo disse...

Tenho muita pena que a direção não te tenha dado o devido valor porque jogadores com a tua qualidade mas principalmente estatuto de marrazense, merecem mais consideração e respeito. Mas essa consideração e respeito deve ser limitada e calha sempre aos de fora que vêm cá ganhar uns tostões. Foi um prazer estar a teu lado no balneário! Boa sorte

Anónimo disse...

Acho que quem vai perder mais é o clube, perde dignidade, perde seriedade, pois há 5 anos que conheço o alberto, e todas as epocas ele dizia que aquilo estava mal e tal, e ele nunca virou as costas...até lhe fazerem uma proposta ridicula, mais valia dizerem que nao contavam com ele. A nivel distrital, os mercenarios do futebol nao deviam de existir..mas pelos vistos...

Anónimo disse...

Parabéns pela entrevista. Costuma-se dizer que colocas-te o dedo na ferida, mas atrevo-me a dizer que o dedo é demasiado pequeno para tapar as ferida e os ferimentos que daí possam advir. Mencionas o que ainda ninguém tinha feito, sem qualquer tipo de constrangimento. Foste frontal, verdadeiro e acima de tudo continuas a ser um Marrazense que tudo deu pelo Clube.

Anónimo disse...

Dos melhores jogadores que já vi jogar nos marrazes!! profissionalismo e dedicação

Anónimo disse...

Conheço - te pouco como homem Alberto, porque és uma pessoa de muito poucas falas, sei através de um amigo teu que és um excelente moço, depois de ler esta entrevista tenho a certeza disso. Mas o futebol é como a política os outros é que têm a culpa.Não desista de continuar a ser tu mesmo com a tua forte personalidade. Um abraço

Anónimo disse...

Um verdadeiro marrazense fica no clube independentemente do valor da proposta, se o Alberto queria receber mais, agora vai ter a oportunidade

Anónimo disse...

Para o anónimo de 28 Junho 10:08.
Nem lêr sabes pois o Alberto não está a pedir mais dinheiro,antes pelo contrário até diz que jogava de graça desde que não houvesse mentiras.

Paulo Freitas

Anónimo disse...

Para o anonimo das 10:08, um verdadeiro marrazense é quem vestiu a camisola. Para ser mais baixo que o chão, falem com os dirigentes. Quem tem brio, tem sempre.

Anónimo disse...

O Alberto demostrou nesta entrevista que tem personalidade e não precisa de se rebaixar a ninguém. Sai com o espírito de missão cumprida.Tenho a certeza de que gostaria de continuar a jogar no clube, se fosse devidamente abordado. O «verdadeiro» é o Alberto.

Anónimo disse...

Não te deixes levar pelos abutres,mesmo um verdadeiro Marrazense comos tenho a certeza que és, só deves ficar se ninguém, mesmo ninguém ganhar dinheiro. Como tenho a certeza que gostavas que fosse jogar só por amor á camisola mas não virem os filhos dos papás ou de amigoa ganharem e os da casa verem pagar. Não me desiludas Alberto mostra a tua personalidade, tudos de graça ou ninguém

Anónimo disse...

Realmente é dispensavel pela proposta que lhe apresentaram. Mas mesmo sendo um dispensavél ainda foi dos melhores marcadores, mas como o Marrazes deve ter melhor então é dispensavel.

Anónimo disse...

A vergonha de sentir que somos Marrazenses é de alguns como é o caso do anónimo que escreveu às 00,14 e o das 11h39, que não sabem sentir a dor de quem passa por momentos difíceis, e situações dificeis, decerteza que são alguns dos poucos que benificiaram de regalias nos Marrazes.Só hoje tive conhecimento desta entrevista através de um amigo meu que comentou a saída do Alberto no Marrazes. E eu que sou uma pessoa que pago cotas e nunca comento nada, apetece-me dizer não ligues Alberto, não és graxa falas pouco,não podes agradar a gregos e tróianos, mas já agora deixa-me dizer que sou do tempo que os teus tios (Luis e Júlio) pertenceram ao clube, e já nessa altura era assim. Acho que só vou voltar a pagar cotas quando o plantel dos Marrazes fizer como já alguns clubes fazem igual para todos da casa ou de fora jogar por amor á camisola é que conta e o resto são cantigas. Boa sorte Alberto

Anónimo disse...

O.S C L MARRAZES é uma instituição com grande historial e prestigio, para isso foi preciso que desde os fundadores do clube passando pelos ROUPEIROS, PRESIDENTES, DIRIGENTES, SÓCIOS, ATLETAS, até SIMPATISANTES se tivessem dedicado de alma e coração pelos quatro emblemas que envergaram nas suas camisolas e pelas bandeiras que ergueram em todas as épocas por isso quando se faz um comentário a dizer que só fazem falta os que estão é não conhecer o rico historial do clube e faltar ao respeito aqueles que à colectividade com muito esforço suor e até algumas lágrimas se dedicaram. Todos que de algum modo estiveram estão ou venham a estar ligados ao clube fazem falta para o prestígio do MARRAZES. Para um jovem nada é melhor do que incentiva-lo elogiando o seu valor humano e desportivo, respeitar a mágoa que um tão jovem sente por ter de abandonar o clube do coração ou até a modalidade futebol, merece muito carinho e algum respeito. Gostei da entrevista do ALBERTO e tenho a certeza de que é um jovem valoroso dentro e fora do campo de futebol um bom exemplo para os que ficam e espero venham a ter grande sucesso.

fernando Ferreira disse...

Eu como simpatizante do Marrazes ha pouco mais de 4 anos é com imensa tristeza que vejo partir aquele que considero uma referencia do clube, muito bom jogador, muito humilde. Alberto desejo-te a melhor sorte do mundo para o futuro, porque a sorte e felicidade conquista-se e eu sei que o farás onde quer que estejas , sem esquecer o teu passado no Marrazes, obrigado por tudo, cumprimentos também ao teu pai e ao teu Irmão Paulo assim como tu dois Marrazenses, como ha poucos no sentir e viver o clube.

Anónimo disse...

És um grande jogador e um grande homem. Um grande abraço e desejo-te as maiores felicidades. Foi um prazer jogar contigo.

Zé Miguel