sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Artigo de opinião no Jornal de Leiria

.
Leia a transcrição do artigo de opinião de Hugo Ferreira, que dá conta da sua insatisfação (que é também nossa) em relação à Aldeia do Desporto da Junta de Freguesia dos Marrazes, numa clara alusão às vicissitudes da classe política e afins.
.
A freguesia dos Marrazes e o desporto
.
A maioria das freguesias do concelho de Leiria possui um clube desportivo que a representa em várias modalidades. Na de Marrazes, o que deve ter mais atletas, sem menosprezar os restantes clubes, será o Sport Clube Leiria e Marrazes (SCLM). No passado fim-de-semana, como sempre faço, dei uma volta pelas obras efectuadas pelas juntas de freguesia, com dinheiro público, que todos contribuímos. Como estamos em altura de eleições autárquicas, agora é que é. Algumas obras que estavam paradas devem estar em andamento. E assim é. Passei pela Aldeia do Desporto, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Marrazes. (...) Como as instalações estavam de portas abertas, fui dar uma olhadela. Passei pelos vários cubículos, sala de doping (para quê?), salão polivalente, sala de massagens (sem luz natural), ao contrário dos arrumos, lavandaria em cuja porta não cabe uma simples máquina e, se for industrial muito menos, e vestiários reduzidos. Cada um sabe do seu trabalho, mas garanto que quem projectou aquela obra, não sabe como funciona uma equipa de futebol e o número de pessoas envolvidas. (...). Primeira questão: já ouvi dizer e li que, para o actual campo do SCLM está previsto um empreendimento habitacional. O espaço pode ser da Junta, mas não se esqueçam que quem construiu tudo aquilo foi o povo da freguesia. Se assim for, para onde vai aquela instituição desportiva que tanto tem dado ao concelho de Leiria? Uma vez mais apenas se vê o lucro, tudo o resto é secundário?Já existe algum acordo que indique que será aquele clube a ocupar as reduzidas instalações do complexo da Aldeia do Desporto? Quantos atletas possui aquela instituição desportiva na formação de futebol? (...) Segundo sei, são cerca de 500 atletas e a semana tem sete dias, cinco deles ocupados por treinos. Se as instalações que possui já são pequenas para tantas equipas, se tiram o campo principal à instituição, onde treinam? No campo da mata, com balneários sem condições? No campo pelado? Senhores autarcas, demos um curto passeio pelo concelho, contamos os campos existentes em algumas freguesias, que instalações têm? Já o fizeram? E que tal? Muito melhores. O povo português, no qual me incluo, tem vários defeitos, não olhamos e não nos preocupamos como são utilizados os dinheiros públicos. Criticamos mas, quando chega a altura, nada fazemos. Concordo com o limite máximo de mandatos mas o mesmo deveria acontecer com os deputados. Nós, eleitores, não temos qualquer recurso contra eles, caso nos equivoquemos na escolha, temos de os aguentar até ao fim do mandato. Os anos eleitorais são pródigos em demonstrar, em toda a sua nudez e sem disfarces, o que é a má ou melhor política. Os políticos só pensam em conquistar o poder e conservá-lo, mas trabalho nada. Apenas existe um cortejo de oportunismos, indecências. (...) Faço um alerta para dirigentes, directores, treinadores, sócios, simpatizantes e amigos do SCLM: não deixem “morrer” aquela instituição desportiva que tanto dá aos nossos jovens.

Hugo Ferreira

Veja o artigo aqui

39 comentários:

Schumi disse...

Boas,
como sócio, atleta e rande apaixinado do clube só tenho a lamentar como alguém k só fala do k vê e sem conhecimento envie um artigo destes pro jornal e depois venha parar aqui...Eu joguei futebol muitos anos no clube e sempre tivemos k dividir ocampo com outras equipas e escalões e unca ninguém reclamou, agora k se está a construir coisa novas só sabemos criticar...os senhores vestidos de beranco k moram em leiria só há muito pouco tempo é k têm condições de alguma qualidade e no entanto sempre tiveram nos nacionais...mas como sempre só se sabe criticar quando não se faz nada é prque não se faz, quando se faz algo é porque não prets e tá mal feito...SINCERAMENTE

São estes e muitos comentários infelizes k fazem vom k o nosso clube e a nossa terra fique a perder...

p.s.gostava k me explicassem quais são as freguesias k vão ter as condições como a aldeia do desporto e k tenha lá um unico clube a utilizá-las

Schumi disse...

E para k não retesm duvidas não tenho qualquer opção partidária e sou anti União de Leiria...Só gosto de ver as coisas como elas são de uma forma justa

Cumpts

Rodrigo disse...

Sim, deve-se louvar quando as coisas são (bem) feitas... mas não tanto quando se concretizam projectos com 10 anos de idade no papel e a conta gotas, não dignificando qualquer entidade que se relacione e se esforce por usufruir honestamente do mesmo. Mais, quando as tão ansiadas infraestruturas são, de facto, mal implementadas, como relatado no artigo.

Eu dou um exemplo bem mais jovem que o dos Marrazes. O GRAP, clube da Freguesia dos Pousos. Cada vez que passo pelos campos deles, tenho "vontade de chorar" pelo SCLM não ter, ainda, condições próximas dos mesmos. Tudo bem que foi a câmara que pagou metade ou mais do empreendimento, mas de certeza que a Junta soube puxar bem os cordelinhos. Infelizmente a actual Junta dos Marrazes parece fazer precisamente o contrário.

É importante que estas coisas sejam "denunciadas" (e.g., http://sclmarrazesjovem.blogspot.com/2009/08/iniciados-jogo-de-preparacao_29.html) para que cada um possa reflectir e tomar as suas medidas. Brevemente teremos oportunidade.

Cumprimentos,
Rodrigo Selada

Anónimo disse...

ando a muitos anos por estadios e campos, sao os balnearios feitos nos ultimos dez anos piores que vi com a agravante de serem feitos com dinheiros publicos

Anónimo disse...

Este artigo de opinião foi escrito por alguém que tem conheimento de causa da vida diária do Clube e que teve a coragem e frontalidade de publicamente mencionar esta infraestrutura desportiva, que já foi considerada por algumas pessoas, que sem conhecimento de causa, têem rotulado o Campo Futebol Aldeia do Desporto, como uma "obra modelo". Bem vistas as coisas concluimos que: devido à falta de espaço as dimensões do recinto de jogo são as ideais, os balneários são espaçosos e funcionais,a área destinada ao controlo anti-dopping (quantos atletas realizam este controlo ao mesmo tempo, 36?) é maior que a zona de vestiários, a passagem da zona de banhos para os vestiários, com a porta aberta é um verdadeiro desfile de mangueiras. A zona destinada ao público reúne as condições ideais, de segurança e conforto para se poder assistir a treinos e jogos, os W.C.`s para o público são grandes e arejados,as redes estão bem seguras. Os árbitros, esses sim têem um balneário grande e espaçoso com 4 chuveiros (para 3 elementos).
Para um Clube que tem um Campo com mais de três décadas, o qual é modelo de funcionalidade, espaço, lavandaria (com uma porta ligeiramente maior que a "obra modelo"), que está situado no centro dos Marrazes dentro da população, com milhares de Kg de história e orgulho Marrazense.
Resultado Final: "obra modelo", beco sem saída" zero, Parque de Jogos do SPORT CLUBE L. e MARRAZES 1000000000000000................
Parque de Jogos és, e serás o orgulho da população e naturais desta terra ORGULHOSA, e dos sócios e simpatizantes deste enorme CLUBE.
Parabens HUGO.
Bem hajam os verdadeiros de sangue negro.

Schumi disse...

Boas,

não querendo alimentar mais polémica, pois mais uma vez repito k quem fica a perder é o grande
S.C.L.M.

O Rodrigo tem toda a razão quando diz k o projecto já vem de algum tempo mas do projecto à construção vai muita coisa...e agora finalmente houve alguém k arrancou com isto de vez só vamos criticar e deitar abaixo??? Não se esqueçqm de uma coisa as moscas apanham-se com açucar não é com vinagre!!!

Em relação às belas instalações dos Pousos há quanto tempo aquilo anda em construção??????????
Quantos clubes existem na freguesia dos Pousos??????????????

Cumpts

Sentinela Alerta disse...

Boa noite a todos!

Li e reli com bastante atenção o artigo em causa. Está muito bem escrito, diz apenas e só a verdade.
Ah! Mas ainda falta acrescentar algo para que este artigo seja mais completo!
A juntar à "célebre" obra da Aldeia do Desporto (conheço o processo desde o seu início),
não devemos deixar passar em branco o "não menos célebre projecto da Filarmónica de S. Tiago - Instituição centenária - e Museu Escolar". Será que ainda está em fase de apreciação? Ou será que a incompetência de alguns(as) não permite que esta grandiosa Freguesia vá em frente, caminhando para o século XXI?
Está na hora das pessoas reflectirem no que querem para o dia de amanhã. Ou se criam as condições necessárias para que a população fique satisfeita, lucrando por arrasto os grandes SCL Marrazes e Filarmónica de S. Tiago ou então teremos mais do mesmo, ou seja, aquela que poderia ser a maior freguesia do concelho de Leiria não passará daquela aldeola mais que parola gerida por "políticos" incompetentes que "só vivem do dinheiro que lhes cai do céu".

PS: Como estamos em época de eleições e como bons portugueses que somos, espero que este pequeno contributo seja lido pelos "famosos autarcas" da freguesia de Marrazes. Talvez se apressem a mostrar obra feita. Senão...

Anónimo disse...

E o que me dizem da artigo que saiu no Jornal «a Bola» em que o Sr presidente do Marrazes aparece com o aborto da presidente da junta a falar da inauguração do sintetico? já o fizeram?
Ou seja o presidente do Marrazes pactua com as politiquisses da pior junta de freguesia do distrito de Leiria.
Porque não fazem os dirigentes do Marrazes como os outros? Trabalho, e não esperar sempre que os outros façam para eles usufruirem.
Sou tão critico com a junta de freguesia como com a direcção do mrazzes, porque qualquer dos dois só tem um objectivo: promoção individual.

Anónimo disse...

Schumi.
Tu falas assim porque a tua esposa é funcionária da Junta de Freguesia de Marrazes. Estás a puxar o saco. Constáta-se que a actual Presidente conta com o reu voto.
Chamar arte a uma união de cimento é o mesmo que chamar música ao ladrar de um cão.

Anónimo disse...

Quantos clubes de futebol tem a freguesia de Marrazes????????????

Anónimo disse...

A construcção do Campo dos Pousos foi de 2 meses. A dos Marrazes teve início em Setembro de 2007, com a colocação do sintético em Fevereiro de 2008, com a perfuração para a colocação dos postes de iluminação encostado ao recinto de jogo, com a utilização do campo só para treinos nos fins de Agosto de 2008 sem balizas, com o sistema de rega nos fins de Maio de 2009, com a colocação de luz artificial sem gerador no campo e avenida da Aldeia (luz pública só de à luz solar). Ora !!!!!!!
As moscas não se apanham com vinagre porque não são precisas para nada, matam-se. O vinagre é para o arroz de cabidela, mas com uma boa carne, e não para uma carne qualquer. Mal empregue o vinagre.

Anónimo disse...

Aonde estão os cabides dos balneários do novos balneários?

Anónimo disse...

Tenho o meu filho a jogar nas Escolas deste clube. Acontece que quando os jogos se realizam nos Marrazes a concentração para os jogos é na Sede, os balneários de serviço são no campo da mata, e o jogo é no sintético. Para quando a criação de condições que os jovens jogadores se equipem nos balneários do campo onde treinam e jogam, e em que os pais possam ter garantias de segurança, como por exemplo o de terem que se deslocarem de noite e às escuras
até aos balneários pelo pinhal? Gostaria que alguém me pudesse responder a estas questões.

sclmarrazesjovem disse...

Quero apenas lembrar a todos que vivemos numa democracia e como tal era de todo conveniente que todos se identificassem aquando dos comentários. Uns podem gostar da obra outros não mas isso não faz com que uns gostem mais do Clube do que outros.

VIVA O SCL MARRAZES.

Na minha opinião , os balneários até estão bem para um(1) jogo, são no entanto pouco ajustados para as necessidades do Clube visto que nem só de jogos vive o SCLM. Antes já me manifestei contra o projecto mas porque num Sábado normal o clube realiza 6 jogos podendo chegar aos 8, assim sendo pergunto eu como é possivel equipar 12 ou 16 equipas num dia com aquelas instalações.Este foi sempre um problema para o clube e pelos vistos vai continuar a ser. Julgo eu, que ao fazer-se uma obra nova desta envergadura era de todo necessário ouvir as pessoas que iriam utilizar o mesmo por forma a ultrapassar as dificuldades sentidas no dia a dia, segundo sei isso não foi feito.Convidava todos se fosse possivel e se a CM do Bombarral permitisse a visitarem os Balnearios do complexo desportivo do Bombarral e verificar as diferenças. Não sei quais foram os custos mas não devem ter sido muito maiores e se calhar ate foram menores do que estes e fizeram uma obra muito mais funcional e adequada a um clube com formação.Para terminar resta-me dizer que não tenho nada de pessoal contra ninguem porque antes isto do que nada, mas que podia ser bem melhor não tenho duvida nenhuma disso e se calhar com menos custos.

Filipe Oliveira

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Rodrigo.
A Junta de Freguesia dos Pousos apoia e está em concordância com o GRAP. Está ao serviço da população, conseguindo melhorar as infraestrutras existentes em função das necessidades do clube, contribuindo para o bem estar destes.

Anónimo disse...

Não aprendem com os bons exemplos e criam os próprios de acordo com as provas de atletismo.

Anónimo disse...

Onde vão jogar os Inciados A?

Anónimo disse...

Para o comentário de 11 de Setembro de 2009 às 17:44: quando se faz mal não presta, e quando se faz bem presta. Agora fazer mal e mostrar que está feito não quer dizer que seja bom.

Anónimo disse...

Para o SCL MARRAZES JOVEM.

É possívél publicar este artigo, num jornal desportivo diário nacional?

Anónimo disse...

Se não construiram de raíz as condições necessárias em termos de balneários, que minizem este problema com a instalação de balneários semelhantes aos da Boa Vista.

Anónimo disse...

Se há o rugir do leão, onde está a picada do corvo?

sclmarrazesjovem disse...

Para o SCL MARRAZES JOVEM.

É possívél publicar este artigo, num jornal desportivo diário nacional?

13 de Setembro de 2009 1:33

Para mais imformações contactar atraves do mail:

sclmarrazesjovem@portugalmail.pt

Anónimo disse...

Conseguias viver só com o campo pelado?
Conseguia mas não era a mesma coisa.

Anónimo disse...

Os Marrazenses têm que se convencer do seguinte: se gostam do Marrazes não podem votar na garota que está á frente da junta

Anónimo disse...

parabens senhor Hugo pelo artigo publicado o senhor disse o que alguns diretores publicamente deviam dizer e nao dizem.para quem não sabe o senhor nao esagerou nada pelo contrario ficaram por denunciar muitas aberraçoes da obra.

Zé do telhado disse...

em relação ao GRAP e Junta tenho-vos a dizer que até o simples papel de limpar mãos e o sabonete (Gripe A) é a junta que paga e põe à disposiçaõ do clube por sua vez á dos jogadores... Diz tudo.

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente com o que o Sr. Hugo disse, mais acrescento que quem n concorda de duas uma ou n sabe o que passou desde o inicio do projecto ate hoje ou então n é marrazense!!

A direcção dos Marrazes n devia deixar acabar com o Parque de Jogos tendo sido uma construção de largo esforço da população.

Não aceito que seja entregue de "mão beijada" essa area desportiva sendo o ORGULHO de quem se intitula de maarrazense.

José Seco

Anónimo disse...

Só um mente diminuida acha que O Marrazes vai sair do campo(do nosso)para a Adeia do Desporto de Portugal dos Pequeninos. Apesar de todos os esforços talvez de ambas as partes (Direcção e Junta) de vetar o campo ao abandono para parecer óbvia a necessidade de retirada, no momento certo os verdadeiros Marrazenses vão como sempre que foi preciso lutar e provar que o clube só sai de lá para muito melhor e se assim o entender. Até lá vão brincando com os dinheiros públicos estes Pseudo-Politicos, que vergonha.

Rodrigo disse...

Eu gostaria, e agradeço, que alguém com conhecimento de causa conte todo o historial do afamado projecto da aldeia do desporto, incluindo o móbil da sua construção, a hipotética envolvência do SCLM, as suas posições, o que atrasou e por aí fora até à situação de agora. Incluindo também a descrição dos moldes e veracidade do destino que se fala ter o actual Parque de Jogos.

Sinceramente, eu só sei aquilo que oiço do diz-que disse. Gostaria de saber (como saber) mais.

Cumprimentos,
Rodrigo S.

Anónimo disse...

Então agora pergunto ao Schumi, que até neste momento está directamente ligo ao clube através do projecto do BTT, qual a tua opinião sobre os Iniciados jogarem em casa no pelado! Visto que a junta não tem o campo pronto para iniciar lá a actividade?? E agora também é caso para levares a palmadinha nas costas e calareste! Ou meteres o rabinho entre as pernas e dizeres pois isso aconteçe, porque o gajos dos gradeamentos foi de férias, ou o ferro está caro? Ou o ferro tem que vir da UCRANIA e o barco encalhou ou foi a junta que encalhou, esta merda toda? Qual a desculpa desta vez? Mas com isto não quero eu dizer que jogar no pelado não tem valor, tem sim, aliás aquele campo tem mt mais valor do que qualquer campo, e quem é dos marrazes sabe da sua história e do que representa aquele espaço. Pena os séniores se recusarem a meter lá as suas botas de pele e pesinhos de lã. Deve ser melhor ir para a Boa Vista e cada vez mais descaracterizar este grande simbolo da freguesia!!

Anónimo disse...

Se não há condições regressemos ao nosso peladão. O povo agradece e a comunicação social divulga. Marrazenses ao ataque, chega de esparar pelo inalcansável. Quem sai prejudicado são os jogadores, que não têem culpa da incompetência da Junta e da apatia dos directores.

Schumi disse...

Boas,

não alimento mais polémicas com ignorantes e cobardes, se querem alguma resposta da minha parte e têm alguma duvida venham ter comigo pessoalmente porque ao contrário de voces eu dou a cara...

Cumpts

Rodrigo disse...

Junho de 2009: Equipa de Bambis do SCLM requerem à Junta de Freguesia de Marrazes o acesso ao sintético da "Aldeia" do Desporto durante um par de horas ao sábado de manhã com o objetivo de assinalar, em festa, o encerramento da época. A resposta é negativa.

Posteriormente, pais desses mesmos Bambis, pedem permissão ao GRAP para conceder a realização desse mesma festa nos campos do mesmo clube. O GRAP, clube desportivo adversário do SCLM, fortemente apoiado pela sua Junta de Freguesia, que aluga à hora os seus campos a privados para a prática de desporto cede, GRATUITAMENTE, o campo para que os miúdos de um clube de uma zona adjacente com instalações próprias realizem uma festa privada.

Cumprimentos,

Rodrigo Selada

NOTA: Precisões sobre quem pediu a quem o acesso aos campos, só os pais sabem.

Anónimo disse...

Que iluminados. Se posso dar lições cá vai a primeira que aprendi humildemente.
Nunca discutas com um ignorante pois o mesmo ganha sempre pela experiencia de ignorar.
Onde está o dinheiro que o clube foi buscar aos bolsos dos sócios para um sintético?
será que o dinheiro dado pelos sócios para o dito relvado que nunvca apareceu anda a ser utilizado paea os petiscos que ainda não foram pagos.
pois é todos faziam melhor mas durante mais de 30anos ninguém fez nada. Espero andar enganado e não posso acreditar que este é o sangue marrazesnse.

onde andam as grandes mentes brilhantes que á muito são profectaas da desgraça mas que nunca apresentaram uma estratégia de progresso e financeiramente sustentada?
A grande verdade é que há muitos anos muitos se servem do SCLM para promoções pessoais.... nunca tivemos tantas provas disto.


MARRAZENSES ABRAM OS OLHOS.....
MARRAZENSES SEJAM HOMENS E MULHERES UNIDOS E NÃO VÃO NA CONVERSA DOS QUE NUNCA NADA FIZERAM.... GANHEM VERGONHA...


sigam o exemplo desses grandes marrazesses que um dia deram do seu suor ao clube quem não conhece o zé do camilo e o luís afonso... esses podem criticar pois fizeram obra e derão do seu suor ao clube . Agora ARTISTAS????????
muitos dos que criticam nem são da freguesia e querem apenas que marrazes morra.....
MORTE AOS PROFECTAS DA DESGRAÇA.
VIVA O SCLM VIVA A NOSSA FREGUESIA
AOS COMPLEXADOS: vivam e deixem viver
trabalhem para ser exemplo

Anónimo disse...

Tipico lirico dos marrazes!!!

Fala dos outros mas nada faz...

Anónimo disse...

este comentário é para o IGNORANTE que fala do que não sabe.
o ABORTO que está com o presidente a falar da inauguração do campo no jornal a bola é a TESOUREIRA DA JUNTA e PRESIDENTE DE UM ORGÃO SOCIAL DO CLUBE. tem a ver com a gestão do clube.
pois é falamos do que não sabemos não é anónimo.
convem não fazer figuras tristes e conversas da treta.

Manuel Rosa dos Santos (e não sou anónimo)

Hugo Ferreira disse...

Esperei uns dias para poder ler todos os comentários efectuados ao meu texto. Alguns são para ignorar, simplesmente não interessam, outros são válidos. A questão dos custos da obra, já o solicitei através de um artigo que escrevi para o mesmo jornal, até hoje nada. São dinheiros públicos que estão em causa, o nosso dinheiro que contribuimos com os nossos impostos (IMI; Imp Circulação) Não critico sem ver e ter conhecimento das coisas, não sou anónimo porque nunca virei a cara á luta, e naquilo que acredito, não provoco, não ofendo.
Luto por uma boa causa o S.C.L.Marrazes, instituição desportiva que como tanta outras tem os seus defeitos, dirigidas por homens, com defeitos, eu próprio os tenho. Quem for assim tão perfeito que avance, caso contrário deixe aqueles que fazem alguma coisa ir em frente. E ir em frente é dar tudo o que tem e não tem pelos S.C.L.Marrazes.

Anónimo disse...

Ao Schumi, não deves falar no passado, eu como atleta, treinei em campos piores do que do Marrazes, eu não me escondo quando não concordo com algo, ninguém me proibirá de falar sobre aquilo que conheço.Tb andarás atrás de algum lugar politico, ou quererás ficar bem visto na junta, ou serás um lambe botas? A junta está para servir os "fregueses" e não para serem servidos, nada devo a ninguém.
Que existem freguesias mais pequenas que a dos Marrazes com melhores condições, existem, não fales de assuntos que não conheces , dá uma volta, vai á Pocariça, Maceira.
O trabalho das juntas não é para a familia andar-se a "peneirar" dos dinheiros utilizados.
Eu respeito todos esses "politicos" de andar por casa, quando explicam o custo das obras.
O centro de dia junto ao centro de saúde, tão necessário para os nossos idosos, porque só agora o inicio da construção, lembra-me os ministros a inaugurar obras que não estaõ acabadas, antes das eleições.

Anónimo disse...

necessario verificar:)