terça-feira, 7 de julho de 2009

"Vou ter saudades do SCL Marrazes, clube, direcção, jogadores e adeptos"

ENTREVISTA A GONÇALO DINIS, EX-JOGADOR DA EQUIPA SENIOR DO SCL MARRAZES
.
Idade: 28 anos

SCLMarrazesJovem Gonçalo, conta-nos o teu percurso enquanto jogador de futebol.
Gonçalo Dinis
Antes de responder a estas questões gostaria de agradecer o interesse da vossa parte em fazer tal entrevista.
Quanto ao meu percurso como jogador de futebol iniciou-se na equipa de Iniciados do Vieirense onde permaneci até ao escalão de juvenis. No meu último ano nesse escalão tive um convite do Marinhense para ingressar na equipa de Juniores, tendo pelo meio uma pequena passagem no U. Leiria, mas não tinha compatibiliadde horária entre os estudos e os treinos e então voltei ao Marinhense, acabando aí o escalão de Juniores. Fiz o meu primeiro ano de seniores nesse mesmo clube. No ano seguinte fui convidado a permanecer, não o fazendo pelo motivo de ter ingressado no ensino superior onde iria ter de dedicar a maior parte do tempo e então surgiu a oportunidade de representar o clube da minha aldeia, o Outeirense, que nesse ano subiria à Divisão de Honra da AFL. Permaneci lá alguns anos até que na época 2006/07 recebi o convite do SCL Marrazes onde permaneci até então.


SCLMJ Como é que surgiu a oportunidade de representares o SCL Marrazes? Quais os motivos que te levaram, na altura, a aceitar o convite do nosso clube?
GD
Enquanto representei o Outeirense recebi vários convites de alguns clubes, mas nunca saí pelos mais variados motivos, dos quais estar em “casa”, o ambiente era fantástico, etc etc. Até que chegou uma altura que pensei experimentar um novo rumo, e na época 06/07 recebi o convite do SCL Marrazes, clube com o qual sempre me identifiquei, cujos derbies eram sempre factor de motivação extra, e o facto de conhecer vários jogadores que lá jogavam. Por fim, a forma como fui abordado pela direcção pois sempre mostraram grande vontade em ter os meus préstimos no clube. Também o projecto apresentado pelos mesmos, era um projecto aliciante tanto a nível desportivo como de grupo de trabalho, como está á vista de todos, aposta na juventude, inovação do futebol na zona entre outros. Desde logo, a minha intenção foi aceitar tal proposta, mesmo tendo na altura outro bom clube da zona a pretender os meus voos (risos), mas os prós eram muitos e não foi difícil aceitar o meu ingresso no SCL Marrazes.


SCLMJ Durante as três épocas que cumpriste no SCL Marrazes tiveste três treinadores diferentes. Qual a impressão que ficaste de cada um?
GD
É verdade, três treinadores todos eles muito parecidos e muito diferentes, todos eles excelentes profissionais. Mas falando de cada um e começando pelo mister da minha primeira época, Gonçalo Moleirinho posso dizer que: é um jovem com “fome” de ensinar, desde os métodos de treino do mais elaborados possíveis, o rigor técnico e táctico por ele imposto na equipa é impressionante, dotado de uma capacidade de leitura de jogo acima da média, um amigo dentro e fora do campo mas do qual tinha pulso forte sobre o plantel. Pessoalmente gostava de o ver treinar novamente uma equipa sénior seja ela qual for.
Em relação ao mister Paiva, o qual muito se meteu em causa o seu trabalho e valor numa época menos conseguida no que diz respeito a resultados, sendo que foi um dos campeonatos mais equilibrados até então, é um Homem com “H” grande o qual dá um enorme valor ao grupo de trabalho havendo uma alegria dentro do campo e balneário fantástica. Um senhor que vivia as vitórias como pouca gente, embora não termos conseguido as vitórias desejadas, as que conseguimos eram vividas de uma forma empolgante. Em consequência dos resultados menos bons sofreu na pele as consequências do mesmo, não pelo mau futebol praticado pois quem via os jogos daquele campeonato soube bem a quantidade de oportunidades desperdiçadas que tínhamos, mas o futebol é isto e é uma pena mas às vezes é o necessário para o sucesso de uma equipa, mas ele como sempre foi um homem cheio de força e superou á maneira dele tal situação. É um senhor que dá saudades de ter por perto.
Por fim o mister da época transacta Sr. Edgar Clemente, um mister em inicio de carreira como treinador de futebol depois de uma carreira de jogador, e que jogador, dos que dava prazer ver jogar. É um mister que dá muita importância ao treino de campo visto ser muito rigoroso tacticamente e adepto do futebol “bonito”, por vezes algum excesso de profissionalismo.
Pessoalmente não sou a pessoa e jogador que pode falar muito dos métodos de treino e de jogo por ele imposto, pois como disse anteriormente é um mister que dá extrema importância ao treino de campo, ou seja, sendo que os guarda redes raramente entravam nos seus treinos, pois estávamos entregues ao mister de guarda redes praticamente todos os treinos, (também ele um excelente treinador e pessoa), não podendo dar uma opinião mais clara dos seus métodos. Pessoalmente fiquei um pouco desiludido por não ter tido as oportunidades desejadas este ano, visto ter iniciado a época lesionado, estando unicamente apto na altura de transição de treinadores onde o mister Edgar não me deu a oportunidade de mostrar o meu valor tendo feito unicamente 5 jogos esta época, acredito que por falta de conhecimento do meu valor por não me conhecer como jogador e como pessoa, mas não condeno porque são opções do treinador e nunca interferi em tais decisões. Desejo-lhe a maior sorte do mundo e muitas vitórias no seu futuro.


SCLMJ Nas três épocas em que representaste o nosso clube, o desempenho e a classificação da equipa foram bastante diferentes. Que causas apontas para este facto?
GD
Não concordo com tal afirmação pois foram campeonatos diferentes com equipas diferentes. Na minha opinião, no primeiro ano foi um ano de transição do SCL Marrazes, onde foi feita uma aposta numa equipa toda ela jovem, desde jogadores a equipa técnica e onde se criou um ambiente ganhador fora do normal. Não sei a que se devia, é difícil explicar por palavras só mesmo nós jogadores é que o sentimos e juntando à mística do clube, que só quem por lá passa é que sabe e sente o SCL Marrazes. No ano seguinte, talvez devido a algum comodismo da fantástica época transacta, levou-nos a um campeonato menos conseguido a nível de classificação, mas o desempenho dos jogadores foi sempre de um nível elevado, aqueles jogadores sempre deram tudo e todos eles com grande carácter, acabando essa época de uma forma fantástica e com sabor a campeões. Por fim, esta ultima época, marcada por alguns altos e baixos iniciando-se com bom futebol mas sem resultados e como o futebol vive de vitorias a saída do mister Paiva foi inevitável vindo o mister Edgar onde com ele vieram as vitórias que não conseguíamos até então e trazendo-nos a alegria que estava “submersa”. Foi uma fase de campeão mas alguma ansiedade fez-nos perder alguns jogos seguidos e descer na classificação, sendo que no final acabámos a época em grande estilo.


SCLMJ O teu vínculo ao nosso clube ficou marcado pelas graves lesões que sofreste. Como é que lidaste com este facto e como descreves o apoio que te foi dado pelo Departamento Médico do SCL Marrazes.
GD
Pois foi, para minha tristeza foi o que aconteceu. Foi uma fase difícil no meu percurso de jogador, como também a nível pessoal, pois são lesões que não deixam ninguém indiferente e que nos perseguem para o resto a vida. Sendo eu o Gonçalo que muitos conhecem, sabem que tenho uma personalidade forte e não é facilmente que vou abaixo e então dediquei-me a 200% na minha recuperação para voltar a jogar e foi o que aconteceu. Foi uma batalha que venci. Batalha esta que, com o apoio da direcção e, muito em especial, de um senhor, Sr. Enf. Luís Correia foi mais fácil de vencer. Este último que se dedicou de uma forma fantástica e que só posso agradecer, como também á direcção que não me deixou faltar nada. Numa altura que sofri uma recaída levaram-me aos cuidados dos melhores médicos do país, nomeadamente aos do Sporting Clube de Portugal a quem também não posso deixar de agradecer. Terminando posso dizer que direcções e departamentos médico são fundamentais num clube desportivo e estes do SCL Marrazes são fenomenais, são os nossos primeiros amigos. A eles agradeço o estar apto para dar “voos” (risos) e ajudar a conseguir vitórias a quem me tem como atleta. Obrigado SCL Marrazes.


SCLMJ É do conhecimento geral que não permanecerás na próxima época no SCL Marrazes. Quais as verdadeiras razões para não continuares na equipa? Foste convidado a permanecer? Sais magoado com o clube?
GD
“É do conhecimento geral...” pois bem, aqui está uma afirmação dificil de “engolir” pois é do conhecimento geral menos do meu (risos). Esta foi das poucas coisas que me deixaram magoado visto tomar conhecimento de tal situação através da comunicação social e amigos. Penso que não foi a melhor maneira de demonstrar a falta de interesse nos meus préstimos desportivos. Mais tarde confrontei um elemento da direcção o qual não desfez tal intenção logo há que reflectir perante certas acções. As razões para não continuar? Sinceramente não sei, não faço a minima ideia nunca me foi demonstrada tal intenção, muito pelo contrário na recta final do campeonato, altura em que estava a ser opção fui abordado algumas vezes pelo mister de guarda redes onde demonstrou toda a intenção de contar com a minha pessoa no plantel 2009/10. Para meu espanto e tristeza tal não aconteceu. Fiquei até então à espera de uma palavra do corpo técnico mas até hoje não tive uma palavra. Por este motivo fiquei triste de certa forma, pois enquanto jogador do SCL Marrazes nas epocas transactas fui sempre opção além das alturas quais estava lesionado, e por estar ciente do meu valor e saber que seria uma mais valia para o plantel, não desfazendo o valor dos meus colegas de posição claro. Também estou ciente que o facto de ter tido a lesão grave prejudicou-me de certa forma pois não tive oportunidade de mostrar o meu valor ao mister responsável pela equipa que não era conhecedor do mesmo até então. Mas são opções das quais tenho respeito e não condeno.
Em resposta á ultima pergunta, eu não saio magoado com o clube, claro que não, nem podia sentir tal coisa depois do acolhimento que tive pelas direcções, pelos jogadores e pelos adeptos que foi fantástico, o SCL Marrazes é um clube que faz mexer corações e o meu não foi excepção. Adorei representar o SCL Marrazes e quem me conhece bem sabe-o bem. Claro que gostaria de continuar a representar o clube. Uma coisa posso garantir, é que vou ter saudades do SCL Marrazes, clube, direcção, jogadores e adeptos.


SCLMJ Quais foram os momentos mais marcantes da tua passagem pelo SCL Marrazes? Três épocas foram suficientes para sentires a dimensão do nosso clube?
GD
Foram tantos. Simplesmente o facto de haver um grupo de pessoas, jogadores fantásticos, aquele ambiente dentro e fora de campo, as vitórias, as jantaradas, as férias, foram tantos os momentos marcantes, até as lesões (risos). Mas entre muitos há alguns que mexem com uma pessoa, como por exemplo quando passas na rua no dia-a-dia e encontras adeptos marrazenses que te dão o valor desejado, num dia de jogo quando vais a entrar no jogo e um adepto te aborda, aqueles jogos que ficam marcados pela sua excelência, aquele jogo que foste brilhante, tudo são momentos marcantes na tua vida. Mais gratificante ainda é quando passas pelos atletas das camadas jovens, desde as escolinhas até aos juniores e eles chamam por ti, sinal de que não passas em vão naquele clube. Tudo isto são marcas que ficam para toda a tua vida as quais não te irás esquecer.


SCLMJ Podes desvendar-nos o teu futuro clube ou ainda não definiste essa situação?
GD
O meu futuro? Espero continuar a ser o mesmo de sempre, aquele, como os teus colegas de campo chamam, “Cagão” (risos). Falando mais a sério, ainda não sei o meu futuro futebolístico. Não decidi qual o clube a representar, até porque nem sei se vou jogar este ano que se avizinha. Fiquei triste com o desenrolar deste fim de campeonato pelos motivos que já referi anteriormente, e como a minha vida profissional requer muito de mim vou ponderar bem a minha continuidade, pois tenho delineado um projecto de vida profissional algo ambicioso e que vai requerer muita dedicação e estando a correr a níveis acima do esperado há que reflectir bem. Claro que uma vida dedicada ao futebol não é facil abandonar de um momento para o outro. Vou ponderar bem durante os próximos dias a minha situação, até porque até à data fui abordado por uma mão cheia de clubes da mesma divisão e os planteis estão a fechar logo, como disse, vou ponderar bem tais hipóteses e decidir. Para terminar, aqui deixo o meu obrigado por me proporcionarem este tempo. Espero e desejo ao SCL Marrazes uma época e futuro cheios de alegrias e vitórias. O meu obrigado.

15 comentários:

Anónimo disse...

Grande guarda-redes, um dos melhores que passou no clube nos últimos anos. Há opções que não se compreendem...

Anónimo disse...

bem cagalhone, depois de tantas palavras caras e tantos risos senhor engenheiro, esta na hora de me oferecers um lanchito pra ponderarmos a venda do teu novo audi A5 hahaha manda sms

felicidades ao teu novo desafio :)

Anónimo disse...

Grande Guarda-Redes,

Desejo-te as maiores felicidades, sempre dignificas-te a camisola, sempre muito dedicado e empenhado, mereces-te representar o nosso Clube.


Pelo entrevista deu para ver que o corvo ficou cravado para sempre no teu coração.

Não deixes de jogar...fazes falta.

Para o ano queremos marcar-te uns golinhos, lol.

Grande abraço do Sandro.

Anónimo disse...

O que é isto pá??? Ia perdendo a hora de almoço toda a ler isto!!

Cagão..... lolololol

Fodax...tanta palavra de 7 e 500!!
Só ma sacodes....

Puto, agora mais a sério, todos parecem conhecer bem o teu valor,
menos quem devia! Quando uma porta se fecha, outras logo se abrem (
uma mão cheia de clubes????lololol ...menos....)e por isso
sei que não terás dificuldade em arranjar um clube onde te
reconheçam o grande potencial.

Desta é que é!!! ahahahhahahah
Grande abraço cepo!

Faustino disse...

"Cagão",

um abraço e boa sorte!

Vemo-nos na noite! :)

Miguel Carvalho disse...

Vou fazer um projectóóó.
Queres clube para jogar estudasses ehe
Cagalhone sócio da terça feira no indio desejo que vás para um clube da honra e faças uma epoca do caraças menos contra o GRANDE MARRAZES e que te marque um golinho só naquela tipo treino.
Epá até a escrever és uma chaga do caraças nao sabias escrever menos 3horas a ler isto minha nossa.
Pessoa fantástica fazes um balneário divinal vamos sentir a tua falta.
AGORA GOZO COM QUEM. SÓ SE APARECER ALGUÉM COM UMA ALMOFADA NO CÚ COMO TU
Abraço menino

Anónimo disse...

Felicidades!
Veloso

Anónimo disse...

fodax que tava a ver ke não acabava.......até aqui é chato....Mão cheia de clubes???ainda bem que o rapaz é modesto....mas pronto é sem dúvida um bom rapaz e tem algumas capacidades enquanto redes ...vou ter saudades do beicinho e do paahh...não é panenka???boa sorte puto...abraço

Sérgio E Santo disse...

Felicidades "cagão" e aparece porque és daqueles que dão força a um balneário. Conta sempre comigo

Anónimo disse...

Vais fazer falta oh cagão.
Mas este ano quero.te marcar um golinho por isso vê lá nao deixes de jogar.

Grande abraço e boa sorte para tudo.

Anónimo disse...

E bem cagao!! Es um tangas..hehe
Sei k ainda vais dar muitos voos(altos) pode ser k des uma xapada de luva branca a muita gente(risos).
Aquele Abraço

Anónimo disse...

FELICIDADES. BOCAS

Anónimo disse...

Ouve o fotografo deve ser uma malha, apanhou-te bem!!!!
um abraço

Foi um prazer conhecer-te, boa sorte.

Anónimo disse...

O marrazes precisa de treinadores de guarda-redes na formação.....

Anónimo disse...

JA TEM MAS PRECISA DE MAIS