sexta-feira, 17 de julho de 2009

"Não há palavras para descrevermos o SCL Marrazes"

ENTREVISTA A DIOGO ANTÓNIO, JOGADOR DA EQUIPA SENIOR E TREINADOR-ADJUNTO DA EQUIPA DE SUB-13 “A”, ÉPOCA 2008-2009 DO SCL MARRAZES

Idade: 19 anos

SCLMarrazesJovem Diogo, fala-nos do teu percurso enquanto jogador de futebol.
Diogo António
Comecei a jogar futebol com 5 anos nas escolinhas do SCL Marrazes, onde o meu primeiro treinador foi o Sr. João Rocha. Depois fiz todos os escalões de formação, com uma descida e uma subida de divisão nos Iniciados. Nos Juvenis joguei 2 anos na 1ª Divisão Distrital onde não conseguimos a subida e depois dois anos de Juniores na Divisão de Honra, até agora chegar aos Seniores.


SCLMJ Tiveste vários treinadores no teu percurso pelas camadas jovens do nosso clube. Que treinadores é que te marcaram mais?
DA
Todos os treinadores nos marcam uns mais que outros, mas tenho de realçar três deles. Um deles o Sr. João Rocha, por ter sido o meu primeiro treinador, pela sua maneira de ser, a maneira como lida com as pessoas e depois pelos seus métodos. O outro treinador foi o "Nini", uma pessoa a quem tenho muito respeito e que me ajudou muito enquanto jogador e enquanto pessoa. Por ultimo, o Morais que me proporcionou duas boas épocas nos Juniores, que me deu muita confiança e apoio. A todos só posso dizer um obrigado.


SCLMJ Recordo-me que a geração de jogadores do teu ano era muito forte em futebol 7, tecnicamente muito evoluídos e depois quando chegaram ao futebol 11 tiveram grandes dificuldades, mostrando os seus atributos somente no escalão de juniores. Que causas apontas para esse período menos bom?
DA
No primeiro ano de futebol 11 foi um choque para muitos jogadores, o campo era outra realidade a que não estávamos minimamente habituados, foi uma realidade completamente diferente, onde acabámos por descer de divisão. Depois passámos três anos nos Distritais e penso que aí não se pode evoluir tanto como uma equipa a jogar na Divisão de Honra e onde só nós os jogadores fomos prejudicados. Seguidos esses três anos, vieram dois anos espectaculares nos Juniores orientados pelo Morais, onde nos classificamos no 5º e 4º lugar respectivamente. Foram duas épocas em que conseguimos mostrar realmente o nosso valor e do que éramos capaz de fazer.


SCLMJ Chegado a sénior, inicialmente com António Paiva não eras opção. Veio o Edgar Clemente e foste lentamente aparecendo na equipa até assumires um papel de destaque em determinados jogos, sendo que, sempre que entravas, agitavas o jogo. Que análise fazes deste facto?
DA
Este ano vivi duas realidades completamente opostas. Ao início não era opção. Por mais que possa custar só tive de aceitar. Continuei sempre a trabalhar para merecer a confiança do treinador onde não tive nenhuma oportunidade de jogar. Depois veio o Edgar Clemente e comecei a jogar, apostou em mim e consegui mostrar o meu valor. Só posso agradecer por ter acreditado em mim, pois acho que consegui mostrar que também podia ajudar a equipa. Foram opções diferentes dos treinadores, como para mim foi bom e comecei a jogar para outros foi mau que deixaram de jogar ou não jogaram tanto. Só posso estar contente por ter jogado, pois o meu objectivo era chegar à equipa mais alta do SCL Marrazes para poder mostrar que a formação do clube tem valor.


SCLMJ Qual é a tua visão desta última época dos seniores? O Diogo Jorge falou em falta de mentalidade e de ambição dos jogadores nos momentos-chave, algo que parece intrínseco nos nossos jogadores. Concordas com esta versão do teu ex-colega de equipa?
DA
Foi uma boa época apesar de termos começado menos bem, conseguimos o 5º lugar mas acredito que poderíamos ter chegado mais longe. O facto de não termos jogado em “casa” o ano inteiro, não termos o nosso próprio campo desanimou um pouco a equipa. A falta de ambição não se deve só a isso, mas também porque o SCL Marrazes não ganha nada à muito tempo, então os jogadores não estão habituados a ganhar, falta a mentalidade ganhadora, a verdadeira mística do SCL Marrazes que já não existe há muitos anos.

,
SCLMJ Esta aí à porta mais uma época desportiva ao serviço do SCL Marrazes. Como analisas o nosso plantel até este momento? Que objectivos colectivos e pessoais estabeleceste para esta época?
DA
Esta época com a manutenção de maior parte dos jogadores da época transacta e alguns reforços vai ser ainda mais equilibrada e mais forte, onde só podemos tirar benefícios desses factos. Tenho a certeza que iremos obter uma excelente classificação no final da época. A nível pessoal espero não ter lesões para “agarrar” um lugar na equipa para jogar regularmente e assim, ajudar a equipa a alcançar os seus objectivos.


SCLMJ Na época transacta, foste adjunto do Sandro nos Sub-13 “A”. Conta-nos como foi essa experiência. Achas que a equipa poderia ter ido um pouco mais longe?
DA
Tudo surgiu com um convite do Sandro para o ajudar em alguns treinos. Depois de algumas semanas decidi aceitar. Foi uma experiência muito enriquecedora onde aprendi e tentei também ensinar o que aprendi ao longo da minha formação no SCL Marrazes. Acredito que poderíamos ter chegado mais longe, em alguns momentos chave o azar foi um grande adversário mas acredito que o mais importante foi a evolução dos “miúdos” para bem deles e para bem do Marrazes.

.
SCLMJ Qual é a leitura que fazes da lei de transferências que permite aos atletas até aos 14 anos sair livremente dos seus clubes?
DA
Esta lei só vem prejudicar os clubes pequenos devido ao facto de não terem meios para segurar os jovens jogadores. Os clubes de maior dimensão oferecem qualidades e outras regalias que os outros não podem fazer, no caso do SCL Marrazes tem de se adaptar a este facto e oferecer condições para que os jovens não saiam mas que consigam também trazer futuros craques.


SCLMJ Para finalizar, que significado tem para ti o SCL Marrazes?
DA
Uma pergunta difícil de responder. É complicado mostrar o significado de algo tão especial como o SCL Marrazes. Desde ”puto” que vivo nesta casa, onde aprendi muitas coisas e que só posso tirar benefícios disso para a minha vida pessoal. Não há palavras para descrevermos o SCL Marrazes, então só posso dizer muito obrigado a tudo o que já me proporcionaram e que me possam proporcionar no futuro.

7 comentários:

Anónimo disse...

porra TO falas bem :P
nao ficaram em 5 e 4 lugar nos juniores mas sim em 4 e 3 lugar tendo feito nessa ultima epoca a melhor pontuaçao da equipa de juniores nos ultimos 10 anos

Anónimo disse...

Esse meu puto é lexado

Zé pangato

Anónimo disse...

Zé Pato the kid, é lexado :p

Anónimo disse...

n sei se a deste ano n chegou a ser melhor... tendo em conta que tb havia menos 6 pontos em disputa.

força diogo e marrazes

Sérgio Espírito Santo disse...

Felicidades Diogo, ainda "ontem" te via pequeno a chutar a bola quando vinha dos treinos e jogos em frente a tua casa e já se via o que gostavas da bola. Agora conta com os meus "gritos" da bancada.

Anónimo disse...

esse puto tambem ja fala caro

Anónimo disse...

fodass puto para maricas falas bem :)

Um abraço do avô Gato


eh eh