quinta-feira, 23 de julho de 2009

"O SCL Marrazes é a minha segunda casa"


ENTREVISTA A BRUNO EVANGELISTA, TREINADOR DA EQUIPA DE ESCOLINHAS “B” ÉPOCA 2008-2009 DO SCL MARRAZES

Idade: 19 anos

SCLMarrazesJovem Bruno, fala-nos do teu percurso enquanto jogador de futebol.
Bruno Evangelista
Como jogador, fiz toda a minha a minha formação no SCLMarrazes, desde os 5 aos 18 anos, passando por todos os escalões do clube.


SCLMJ Conta-nos como surgiu a oportunidade de orientares os Escolinhas “B” do SCL Marrazes. Estás arrependido de teres aceite o desafio?
BE
Claro que não. Não me arrependo de nada que foi importantíssimo para mim, quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Enriqueci como homem e aprendi a lidar com estas crianças com o qual não estava habituado. A oportunidade de treinar os Escolinhas “B”, surgiu este ano, através do André Braz, que sempre soube que eu queria ajudar a instituição e através disso convidou me para assumir uma equipa (Escolinhas “B”), com o apoio do Jorge Morgado. Gostei bastante deste desafio proposto, e voltaria a aceitá-lo sem qualquer reticência.


SCLMJ Que análise fazes do comportamento da equipa nesta época?
BE
A época correu bem, conseguindo obter os objectivos propostos. Houve uma clara evolução, durante o passar do tempo, da maioria dos jogadores, o que nos deixou claramente satisfeitos. Foi uma época muito enriquecedora, pois estivemos em constante aprendizagem com o passar do tempo com estas crianças, e ao mesmo tempo fomos-lhes ensinando todas as nossas aprendizagens. Quero deixar aqui uma palavra de agradecimento ao Jorge, pois o trabalho realizado é tanto meu, como dele, tendo sido um óptimo colega de trabalho e acima de tudo um grande amigo. Uma palavra de apreço a todos os pais dos meus jogadores que foram incansáveis e espectaculares no apoio aos seus filhos.


SCLMJ Tiveste vários treinadores ao longo do teu trajecto no nosso clube. Revela-nos quais é que mais te marcaram.
BE
Tive alguns treinadores durante estes 13 anos que joguei no SCL Marrazes, mas apenas vou destacar dois que foram a base do meu trabalho e que foram as minhas referências, enquanto homem e jogador no clube. Essas pessoas foram claramente o meu pai (Francisco Evangelista) e o Sr. João Rocha. O meu pai nunca foi meu treinador, mas foi a pessoa que mais me ajudou no que diz respeito ao futebol, quer quando era praticante, quer agora no novo desafio de ser treinador. O Sr. Rocha, digo que foi o meu 2º pai no futebol, pois foi o treinador mais marcante de toda a minha formação e foi sempre uma pessoa de referência para mim no futebol.


SCLMJ Descreve-nos como é treinar jovens de 8/9 anos. Que capacidades são necessárias a um treinador para trabalhar nestas faixas etárias?
BE
É uma experiencia espectacular treinar neste tipo de idades, lidar com esta juventude é simplesmente contagiante. As capacidades que são necessárias para treinar nestas faixas etárias são bastante diferentes daquelas que são necessárias para faixas etárias mais velhas, apesar de muita gente pensar o contrário. Nesta faixa etária, é preciso ser um treinador que sirva de exemplo para todos os jogadores, é aquele que necessita de ter todas as competências necessárias de um ser humano, como o respeito, a educação, etc. Quanto aos resultados (que não são importantes nestas idades), as boas exibições, nascem naturalmente com o passar do tempo e da evolução natural com os treinos.


SCLMJ O que falta ao SCL Marrazes para se tornar cada vez mais forte no âmbito da formação?
BE
Neste momento o nosso clube dispõe de algumas condições, mas ainda não as suficientes e as melhores, mas também acredito que com as pessoas certas as coisas se encaminhem para tal. Penso também que tem de ser incutida a mística marrazense em todos os escalões.


SCLMJ Que argumentos achas que o nosso clube tem neste momento para atrair ainda mais jovens jogadores para as nossas fileiras?
BE
O SCLMarrazes não necessita de nada de mais daquilo que já tem para atrair mais jovens jogadores. A mística e o historial do nosso clube é o suficiente para os atrair. É engraçado estar em vários sítios de Portugal e ouvir falar no SCL Marrazes. É sinal de que o trabalho desenvolvido por todos e especialmente pelos treinadores que anteriormente já cá passaram, foi dos melhores e dos mais reconhecidos. Ainda acontece com frequência, clubes como Benfica, Sporting, etc. estarem interessados nos nossos pequenos grandes jogadores, sendo um sinal de grandeza do clube.


SCLMJ Para finalizar, que significado tem para ti o SCL Marrazes?
BE
Para mim, o SCL Marrazes é a minha segunda casa, pois é onde eu conheci e ainda travo grandes amizades para o resto da vida. Devo tudo a este clube como pessoa que sou, pois grande parte da minha educação foi feita no clube e por grandes Homens. É, sem dúvida, o clube do meu coração.

12 comentários:

Anónimo disse...

Grande Face! :D

Anónimo disse...

sempre em altas! Sempre a crescer para os lados :D
Ta Bem FAce boa entrevista ;D

Anónimo disse...

Kikin Fonseca em altas!

Anónimo disse...

tas grande puto!! quem te viu e quem te ve!! Força

Abraço

Gato

Anónimo disse...

Esse ga é lexado :p

Unknown disse...

Obrigado Bruno por teres contribuído para o crescimento, enquanto homem e desportista, do meu filho Bruno Oliveira.
Desejo-te as maiores felicidades na vida. Um abração deste amigo ao dispôr.

Anónimo disse...

boas.
alguém sabe me dixer quando começa a pré-época dos juvênis?

Anónimo disse...

Entrevistem o Veloso, para saber os seus planos 2009/2009, porque preferiu os juvenis aos iniciados(tb o moleirinho ja tinha treinado uma equipa de juevnis do leiria nos nacionais logo tem mais expriencia que o veloso, mas mesmo assim o veloso adptava-se xD) e etc

Anónimo disse...

Postem também, quem vai ser o adjunto do veloso, e a equipa tecnica dos inciciados juvenis b juvenis A

Anónimo disse...

Mesmo estando os iniciados A nos nacionais, o campeonato dos juvenis tambem vai despertar bastante mas mesmo bastante interesse, há equipas bastante boas a lutar por uma subida!

Anónimo disse...

Entao e como é dos juniores este ano? Treinador?

Anónimo disse...

Adoro estes comentários e perguntas que nada têm a ver com a entrevista deste jovem treinador!!
E se colocassem essas questões nos locais próprios ou à direcção do clube, hein?!!
Era uma atitude inteligente!!!!