sexta-feira, 22 de agosto de 2008

"O meu sangue é NEGRO"

ENTREVISTA A DIOGO JORGE, JOGADOR DA EQUIPA SENIOR DO SCL MARRAZES

Diogo Jorge, perto de celebrar 20 anos de idade, é mais um dos vários jogadores da equipa de seniores do SCL Marrazes que reflecte o bom trabalho desenvolvido nos nossos escalões de formação. Jogador polivalente no sector ofensivo, com tendência para jogar nas alas, deu nas vistas quando no seu 2º ano de júnior foi chamado para integrar o plantel sénior, com Gonçalo Moleirinho no comando técnico. Desde então cimentou o seu lugar na equipa, e é um dos extremos mais temidos do futebol distrital leiriense. Diogo aceitou dar uma breve entrevista ao nosso blogue.

SCLMarrazesJovem Diogo, conta-nos o teu percurso enquanto jogador do SCL Marrazes.
Diogo Jorge Cheguei ao clube em Janeiro de 1998, com 9 anos, e o meu primeiro treinador foi o Sr. João Rocha. Daí até aos Iniciados andei sempre no escalão acima da minha idade. Depois disso tive mais cinco anos de formação nas camadas jovens do clube, e esta nova temporada é a minha terceira época no escalão máximo do Clube.

SCLMJ Tal como o Miguel, foste sempre um jogador que sobressaiu nos escalões de formação do clube, apesar das tuas equipas, de um modo geral, terem apresentado resultados bastante modestos e sempre aquém do esperado. Consideras que a tua evolução como jogador foi prejudicada por esse factor?
DJ É provável que tenha sido afectada mas não posso ter certezas quanto a isso, pois só posso falar das experiências que vivi. Quem sabe se tivesse outras experiências durante as camadas jovens, como por exemplo jogar nos Nacionais, a minha formação pudesse ter sido pior. Mas, de facto, durante as minhas épocas de formação nunca houve, por exemplo, nos treinos, o empenho necessário e a competitividade interna nas equipas para que todos os jogadores se pudessem esforçar mais para obter o melhor desempenho possível. Contudo, o que eu tenho de pensar é que ainda tenho mais alguns anos para evoluir como jogador, tanto tecnicamente como psicologicamente, pois bem preciso.

SCLMJ Tiveste vários treinadores ao longo do teu percurso no nosso clube. Revela-nos quais é que mais te marcaram.
DJ Tenho de agradecer a todos os treinadores porque seria injusto não o fazer. Apesar de gostar mais de uns do que outros, penso que nunca me quiseram prejudicar. Mas o facto é que realço três deles, são eles o Sr. João Rocha a quem tenho muito respeito, o Mister Nini pela sua maneira de lidar com o futebol e com as pessoas, e como não poderia deixar de mencionar, o Gonçalo Moleirinho, não só pela confiança que depositou em mim, mas também pela sua organização e os seus métodos de trabalho. È um treinador de outro nível e adorava fazer outra época com ele.

SCLMJ A época passada foi marcada pela obtenção da manutenção na última jornada. Tiveste pois, duas épocas contrastantes ao nível das classificações finais do clube. Que causas apontas para este facto?
DJ Tudo foi diferente, apesar de os jogadores terem sido quase os mesmos, o que é certo é que se notou a falta de um ou dois jogadores-chave. E depois aponto a falta de motivação e faltas a treinos para a época desastrada que fizemos. Os resultados não foram aparecendo e a equipa começou-se a desmoronar. Já há duas épocas, o grande começo de época fez com que jogo a jogo se acreditasse que a subida seria possível.

SCLMJ Estiveste com os dois pés no Portomosense. Esclarece-nos essa situação e explica-nos os motivos te levaram a permanecer no SCL Marrazes.
DJ
As duas principais razões que me levaram a permanecer no Marrazes foi a descida do Portomosense e depois foi o novo projecto que a direcção do Marrazes me apresentou e consequente mudança no Clube e nas infra-estruturas. Este foi o momento que sempre esperei, pois desde que comecei a fazer parte desta FAMÍLIA que ouço dizer que “para o ano vai haver relvado” e este ano que vai ser possível, eu gostaria de estar presente. Agradeço imenso à direcção do Portomosense pois foram fantásticos e compreenderam os meus motivos. Penso ter sido a opção correcta pois também sinto que ainda tenho algo a dar a esta Grande Casa e a esta direcção por tudo o que têm feito. Sinto que preciso de fazer mais esta época de corvo ao peito.

SCLMJ És ainda muito jovem e tens um potencial inegável. Tens ambições no futebol? Até onde sentes que podes chegar?
DJ Sim, claro que tenho. Um miúdo com a minha idade tem sempre ambições e sonhos, mas peço desculpa pois essas ambições vou guardá-las para mim. O importante neste momento é captar e absorver tudo o que o futebol tem de bom para que assim me prepare e tentar chegar o mais longe possível. Por outro lado, não quero deixar de estudar e por isso tenho de pensar bem e não ter pressas, pois quem espera sempre alcança.

SCLMJ Contudo, a opinião geral é de que ainda não amadureceste o teu futebol e ainda apresentas alguma irregularidade exibicional. O que falta para explodires definitivamente?
DJ Sim, é verdade. A minha primeira época correu bem melhor que esta última, na qual tive alguns problemas físicos. Acabei por não fazer a pré-época, no meu segundo treino fiz uma entorse na tíbio-társica e logo aí perdi o início de campeonato, ficando um pouco limitado. Realmente, uma das grandes lacunas que tenho é o de não saber diferenciar quando tenho de fazer o passe ou o drible e, por vezes, saio penalizado por isso. Corrigindo este erro e ganhando um pouco mais de experiência penso estar apto para fazer uma época a um bom nível.

SCLMJ Quais as tuas expectativas, a nível colectivo e individual, para esta época?
DJ Este ano a fasquia pode ser alta, pois confio plenamente no plantel e agora ainda mais pelo novo piso. A qualidade da equipa vai subir substancialmente e por isso acho que vamos obter uma boa classificação apesar das grandes equipas que vão existir este ano, o que é muito bom para todos os clubes participantes na Divisão de Honra. A nível individual, peço só que não tenha nenhuma lesão me, pois se isso não me acontecer, estou confiante que as coisas vão sair bem. Não sou de linear objectivos e barreiras, confio em mim e o importante é ajudar o Marrazes. Mas já agora, pelo menos marcar mais golos que o “Bocas” e que o Miguel (risos).

SCLMJ Os sócios e simpatizantes do nosso clube passarão a ver os jogos em tons de verde como pano de fundo. Que comentário te merece a nova realidade que é o piso sintético?
DJ Uma palavra: ALELUIA! É um benefício para todos os que praticam a modalidade, desde dos mais novinhos aos mais velhos. Só vem trazer mais qualidade de treino e de condições que posteriormente se revelarão na qualidade colectiva e individual dos jogadores. Se anteriormente com pelado saíam pedras por lapidar, agora podem sair já lapidadas. É o passo mais importante, pois com estas condições duvido que alguns miúdos queiram trocar o Marrazes por um U. Leiria, e já agora poderemos e deveremos aspirar à subida aos Nacionais nas camadas jovens a curto prazo. Um obrigado a todos os que se esforçaram para que a “velha historia do campo relvado” se tornasse real.

SCLMJ Há muitos anos que o SCL Marrazes faz parte da tua vida. O que significa para ti o nosso clube?
DJ É a instituição onde tenho muitos amigos e é o clube que me deu proporcionou obter as experiências, que me fazem ambicionar algo no futebol. Por isto, é fácil de perceber que o meu sangue é NEGRO, senão não teria aceite jogar mais esta época.

6 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me que o mister Paiva já tem o seu caminho traçado.Com a sombra do mister Gonçalo parece-me que as coisas ficarão negras para o lado dele.É o que parece nestas entrevistas.

Anónimo disse...

Classificou o SCLM no 3º lugar logo na época de estreia como treinador de uma equipa sénior. Na última época, fez um bom trabalho com os juvenis da UDL nos nacionais.

Conheci-o no tempo em que joguei no SCLM, iniciados, juvenis e juniores. Como jogador, recordo que era mediano. Já enquanto técnico, não posso dizer o mesmo. Pela forma como fala e, mais importante, como os atletas falam dele, é empenhado e muito bom naquilo que faz.

Quanto a ser "sombra", julgo que, para bem do SCLM, o Gonçalo deverá manter-se como coordenador da formação. Acho que os seniores devem esperar. É certo que tenho saudades de ver o SCLM numa III Divisão, no entanto, é melhor que primeiro cheguem lá as equipas da formação. Isto, claro, sempre numa perspectiva de futuro ou, como se costuma dizer, "não começar a construir a casa pelo telhado".

Para finalizar, julgo que o SCLM está no bom caminho.

Anónimo disse...

que o bocas marcas mais d certeza ahah

Anónimo disse...

O MEU SANGUE É NEGRO ...Acho piada a estes pseudo marrazenses...relembro que tiveste quase a sair dos Marrazes por 50€ e uma sandes de courato com pelo de metro e meio e uma mini no final do jogo...portanto não passas de um vendido até que proves o contrário...15 golos este ano e estás perdoado e podes voltar a fazer parte da elite dos marrazenses de alma e coração ...de um amigo ...abraço

Anónimo disse...

gostei do comentário ;) leva caneleiras hoje :)

Anónimo disse...

fofinho.. tu já sabes o que vales, vou sentir falta de treinar aqueles toques apandeleirados que o zenga adora =) ainda nao sei o meu futuro mas de verde e amarelo ou de vermelho e branco espero encontrar-te e no final dar-te um abraço como fora de campo =) tu e o marrazes estaram sempre no meu coraçao!! sniff sniff =(