sexta-feira, 15 de agosto de 2008

"O Marrazes é um Clube diferente"

ENTREVISTA A FERNANDO TIMÓTEO, SECRETÁRIO-GERAL DO SCL MARRAZES
Fernando Timóteo, 46 anos, natural das Caldas da Raínha, ocupa desde a época passada o cargo de Secretário-Geral na Direcção do SCL Marrazes. Com um passado e um presente ligados ao nosso clube foi durante um primeiro período Vogal da Direcção nas épocas de 1985/86 a 1988/89 e num segundo período na época 2006/2007 (Seccionista Futebol Juvenil – Escolinhas). É actualmente, um dos rostos da credibilidade, do esforço e empenho da Direcção do SCL Marrazes. Fernando Timóteo aceitou falar ao nosso blogue.

SCLMarrazesJovem Fernando, conte-nos o seu percurso enquanto dirigente/director do SCL Marrazes.
Fernando Timóteo
Iniciei o meu percurso como Dirigente do Clube na já distante época de 1985/86, na altura era eu um "miúdo de vinte e poucos anos", sem qualquer experiência sobre o que era ser-se Director de uma Colectividade como o SC Leiria e Marrazes atendendo à sua importância e dimensão no seio do futebol em Portugal e em particular no futebol juvenil. Na altura o Marrazes disputava a 3ª Divisão Nacional em Seniores, os Juniores e Juvenis disputavam os respectivos Campeonatos Nacionais, os Iniciados "passeavam-se" pelo Campeonato Distrital, garantindo sempre um lugar na extinta Taça Nacional pois na época ainda não existia o Campeonato Nacional nos moldes que hoje se disputa, mas nesse tempo já o Clube honrava a terra, a cidade e de uma maneira geral o distrito, pois conseguia alcançar sempre um lugar de destaque na competição, como por exemplo ter chegado às meias-finais na época de 1984/85, um ano antes de eu cá ter chegado, e ter jogado em Coimbra com o FC Porto (de Vítor Baía), perdendo essa épica partida. Respondendo à questão de como iniciei o meu percurso como Director, posso dizer que como Vogal da Direcção na altura, desempenhei as funções de Seccionista da equipa de Juvenis mas também dando o meu singelo contributo na equipa de Infantis que entretanto se formara para disputar o respectivo Campeonato Distrital.

SCLMJ Concretamente, que funções estão estipuladas para si enquanto dirigente do nosso clube?
FT Como Secretário-Geral estou ao lado do Presidente para o apoiar nas mais variadas actividades e decisões que venham a ser tomadas e introduzidas no Clube, como por exemplo, em alguns casos, em que por manifesta impossibilidade de este não se poder fazer representar serei eu a tomar o seu lugar. No fundo sou como um assessor do Presidente. Cumpre-me ainda promover e participar nas reuniões da Direcção, elaborar as respectivas Actas, organizar actos administrativos, colaborar com os restantes elementos da Direcção no sentido de colocar em prática todas as actividades desenvolvidas no Clube e no fundo um sem número de aspectos que não são visíveis mas que são essenciais para o dia-a-dia do Marrazes.

SCLMJ Contudo, para quem acompanhou minimamente o dia-a-dia do SCL Marrazes, a sua acção era bem mais abrangente. Explica-nos este facto.
FT Esta resposta vem no seguimento da questão anterior pois para além do que atrás referi acompanho todas as áreas e sectores do Marrazes. Apoio os elementos do Futebol (Senior e Juvenil) na planificação e estruturação dos respectivos Departamentos, na marcação de jogos-treino para as diferentes equipas, na planificação logística tal como distribuição de transportes, marcação de exames médicos dos Atletas, desde o Hóquei em Patins à Patinagem Artística, do BTT ao Jiu-jitsu. Também o Departamento Clínico está a ser alvo de mudança, como o dotar de meios humanos e materiais neste sector para que as equipas tenham sempre alguém que lhes possa valer em caso de alguma lesão que possa ocorrer durante um jogo ou um treino. No fundo, acabo por estar praticamente sempre ligado ao Clube e ainda porque há aspectos que têm que ser analisados e decididos quase que no imediato. Claro que só consigo resolver os problemas graças ao excelente grupo de trabalho que é formado por esta Direcção bem como com todas as pessoas que de uma forma ou outra colaboram com o Marrazes. No fundo o que se pretende como resultado é o sucesso do Marrazes. Estes são alguns exemplos em como procuro ajudar a colaborar para o futuro do Clube.


SCLMJ O slogan da nossa Direcção, como sabe, é "SCL Marrazes: Na Rota do Sucesso". Após um pouco mais de um ano de mandato, considera-lo válido e como reflexo do trabalho até hoje desenvolvido pela mesma?
FT
Claro que sim. Aliás não faria sentido este slogan existir se não houvesse uma melhoria no Clube. Não vou aqui dizer que ao fim de um ano de mandato desta Direcção se fez muito ou se fez pouco. Está-se a dotar o Clube de uma dinâmica que, no meu entender (e na óptica da Direcção), é a melhor para o Marrazes. Repare-se que actualmente o nosso Clube já é visto pelas entidades oficiais de uma maneira diferente. É respeitado, é reconhecido, é convidado a ser parceiro nalgumas iniciativas, é, de uma forma geral, o Marrazes dos tempos de glória.


SCLMJ Duas novas carrinhas de 9 lugares, um autocarro, uma sede reabilitada, ATL, novas modalidades e actividades desportivas, um Coordenador para o Departamento de Futebol Juvenil, um campo sintético que parecia encalhado definitivamente na nossa mata, entre outros. Esta Direcção já entrou para a história do clube, pelo seu dinamismo e por, acima de tudo, passar das palavras aos actos. Como encara esta realidade?
FT Apenas posso afirmar que para a história entrou o SC Leiria e Marrazes. Aliás o Marrazes só por si já é um histórico. Julgo que a chegada ao Clube de pessoas com ideias diferentes, com ideias mais abrangentes, e porque não dizer arrojadas, mas conscientes das dificuldades porque passa o Clube, dotaram esta casa de uma dinâmica que muitos, provavelmente, não acreditariam no sucesso do trabalho até hoje realizado. Não vou aqui dizer que antes não se fez nada. Não, se calhar fez-se o possível. Mas de uma forma geral também não se fez o que de certa forma teria sido o mais indicado. Perceber-se o que é o SC Leiria e Marrazes. Em jeito de conclusão posso garantir que foi realizado algum trabalho, mas ainda não foi nada daquilo que esta Direcção pretende para o Clube.


SCLMJ O SCL Marrazes neste momento tem condições para ser auto-suficiente do ponto de vista financeiro? Que fontes de receita possui o nosso clube?
FT
Neste momento, o Marrazes ainda não é auto-suficiente. Também é um pouco difícil devido aos graves problemas que a sociedade atravessa. Contudo, julgo que dentro de algum tempo e pela forma como se está a encarar o futuro, o Clube será ser capaz de gerar a sua própria receita deixando de ser "subsidio-dependente". Hoje já se consegue trabalhar sem ter que se estar à espera que "caia" mais um subsídio. Repare-se que as novas modalidades que vieram para o Marrazes já são um produto que visa dar receita ao Clube. Também o pagamento de uma mensalidade por parte dos atletas dos escalões de formação (até aos Sub-13) é uma ajuda preciosa para as "finanças" desta casa.

SCLMJ O Fernando acompanhou, de uma maneira geral, os jogos das nossas equipas de formação. Como avalia o desempenho da época passada?
FT A época passada foi excelente em termos de resultados finais pois conseguiu-se o que há muito se perseguia: a vitória. Vejamos: fomos Campeões Distritais em Futebol de Sete com a equipa de Sub-13; conquistámos a Taça Distrital de Iniciados; subimos de divisão (da Primeira para a Honra) em Juvenis, tendo conquistado o titulo de Campeões Distritais, objectivo este há muito ansiado; os Juniores obtiveram uma classificação honrosa no respectivo Campeonato da Divisão de Honra (a melhor dos últimos anos). Tivemos vários jogadores a representar as Selecções Distritais nos respectivos escalões para que foram chamados. Vários jogadores a serem convidados a prestar provas tanto no SL Benfica como no Sporting CP. Inclusivamente, saíram do Clube três atletas para se vincularem ao SL Benfica. Alguns a serem abordados para representar outros emblemas da região. No fundo é motivo de orgulho ver-se e perceber-se que no Marrazes já se começa a trabalhar com algum método. Também não vou dizer que tudo foi óptimo. Não. Também existiram algumas lacunas, cometeram-se alguns erros, nem sempre todas as equipas da formação foram acompanhadas como deveriam ter sido. Mas temos que entender que não é fácil arranjar gente para apoiar. Agora como resultado final, posso dizer que foi bastante positivo.

SCLMJ Apesar de pertencer à família marrazense, existe outro clube no nosso distrito que divide o seu coração, o Caldas SC. Como nasceu esta afinidade pelo maior clube da região oeste do distrito de Leiria?
FT Sendo eu natural das Caldas e com fortes ligações a esta terra, é muito natural que sinta gosto e prazer em ser adepto e sócio do Clube da minha cidade. Espero que as pessoas não me levem a mal e que me compreendam, mas quem não gosta do Clube da sua terra? Reparem, muitos são do SL Benfica, FC Porto ou Sporting CP e depois são do Marrazes. Porquê? São de Lisboa? São do Porto? Ou será que são dos Marrazes? Tenho consciência do incómodo que é para muitas pessoas eu assumir-me do Caldas SC mas também posso garantir que gosto do Marrazes como eles. Não sou hipócrita ao ponto de discordar de outras ideias, de não gostar de ver A, B ou C na Direcção do Clube e depois vir para a praça pública criticar, dizer mal, deixar de ser sócio só porque A, B, ou C não comungam dos mesmos ideais que eu. Afinal quem é que é amigo do Marrazes? Ao assumir-me Caldense sei os riscos que corro, percebo a preocupação de alguns, mas também tenho noção da realidade. Acima de tudo estou no SC Leiria e Marrazes de corpo e alma.

SCLMJ Fernando, por curiosidade, reparámos que durante as suas intervenções escritas em blogues do nosso clube, escreve SC Leiria e Marrazes e não, por exemplo, SCL Marrazes. Este pormenor tem algum significado específico?
FT Esta é uma pergunta muito pertinente. Desculpem-me a minha sinceridade mas ao referir-me ao Marrazes como SC Leiria e Marrazes só quero reforçar ainda mais o nome do Clube. Sendo o SC Leiria e Marrazes o Clube mais velho do concelho de Leiria, tendo a palavra Leiria na sua denominação, sendo uma Colectividade da cidade de Leiria, então porque não levarmos o nome da nossa cidade aliado ao Clube da nossa terra? Sei que poderá ser uma afronta para muitos ter que lidar com esta forma de pensar, até porque pode confundir-se com outro nome, mas vivemos no século XXI. Estão longe as "guerras" entre Leiria e Marrazes mas uma coisa é certa: será que conseguem viver sem Leiria? O contrário também é questionável: será que conseguem passar sem Marrazes? Assim, e olhando também ao aspecto de publicidade e de marketing julgo que a designação SC Leiria e Marrazes poderá ser muito benéfica para o futuro do nosso Marrazes.

SCLMJ Que significado tem para si o SCL Marrazes?
FT
Orgulho é um sentimento que me percorre desde pequeno. O Marrazes é um Clube diferente, é qualquer coisa que me faz sentir diferente mas satisfeito. Recordo-me dos tempos de glória, de ver grandes nomes a vestirem a camisola preta e a dignificarem-na. Lembro-me de treinadores como Janos Biri (que chegou a ser campeão pelo SL Benfica), Germano (também ex-SL Benfica e Campeão Europeu) e muitos outros que por cá passaram. Das tardes em que o Parque de Jogos estava cheio de adeptos, das noites maravilhosas quando se realizavam torneios organizados pela AF Leiria. No fundo também sinto algo de nostálgico mas com a esperança que o amanhã do nosso Clube vai ser novamente o sucesso de outros tempos.
FORÇA MARRAZES Q’AINDA HÁ ESPERANÇA!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Para o meu amigo SRº FERNANDO TIMOTEO:
Foi como muito agrado que li esta entrevista, não podendo deixar de dizer que estamos perante uma grande pessoa. Trabalhador como mais nenhum no clube e acima de tudo muito sério. Obrigado SRº Fernando por tudo o que tem feito pelo clube e que tenha coragem para continuar pois nós precisamos muito da sua pessoa.

Ass: Filipe Oliveira

ps- que tal esta o promenor do SRº?

Anónimo disse...

Ao meu Amigo "Sr." Filipe Oliveira.
Aos meus Amigos do SCLM.
A todos os que gostam e vivem o Clube.
Em primeiro lugar quero apenas dizer que estou muito grato pelo comentário em relação à minha pessoa e ao que eu procurei transmitir nesta entrevista.Contudo, julgo que é demasiado para aquilo que procuro fazer no Clube. Em segundo lugar quero apenas referir que tudo o que foi dito neste espaço traduz o sentimento que sinto em relação ao nosso MARRAZES.
Quero que as pessoas percebam que sinto o Clube como parte integrante de mim. O que faço (e gostaria de fazer muito mais) no dia-a-dia é tão-somente servir uma causa em que acredito, sempre acreditei e continuarei a acreditar e que dá pelo nome de SPORT CLUBE LEIRIA E MARRAZES. Provavelmente não disse tudo nesta entrevista (e será que algum de nós consegue sempre dizer tudo?) mas julgo que o essencial foi transcrito e ficou esclarecido. Também, e se bem repararam, tive o cuidado de não invocar nomes de pessoas (à excepção dos "montros" de antigamente) para que não ficasse algum que por qualquer motivo não mencionasse. O sucesso do Clube é o sucesso de um todo e não de uma, duas ou três pessoas. Para isso apenas posso agradecer a esta magnífica equipa que compõe esta Direcção, a todos os elementos que também colaboram nos diversos sectores do MARRAZES, desde os Directores Desportivos aos Treinadores, Massagistas, Atletas e todos os outros Colaboradores. Para que o MARRAZES seja sempre cada vez maior obrigado a todos.
VIVA O SC LEIRIA E MARRAZES.
FORÇA MARRAZES Q'AINDA HÁ ESPERANÇA.