sábado, 3 de dezembro de 2011

75 anos ao serviço do desporto


O Sport Clube Leiria e Marrazes celebra os seus 75 anos e o Jornal de Leiria desta semana faz referência ao mesmo com um suplemento desportivo. Entre muitas coisas que estão nesse suplemento destaca-se uma entrevista com o Senhor Presidente da Direcção, Prof. Paulo Rabaça, que passamos a transcrever :

"A minha vontade é que para o ano o Parque de Jogos possua já um bom relvado"

JL- Está há seis meses no cargo de presidente. Como é que encontrou SCLM ?
PR- Vivo, o que é bom. Com vontade de se modernizar, mas também com alguns problemas. No entanto, aquilo que de positivo encontrei supera as dificuldades que existem.

JL - Quais são esses problemas com que se deparou ?
PR- A organização interna, que não se muda de um dia para o outro e as dificuldades financeiras que encontrámos e que estamos pouco a pouco a superar. Devagarinho estamos a cumprir com os compromissos que estavam assumidos. Por outro lado, temos de fazer um esforço imenso de agregação, já que muita gente se distanciou do clube. É um trabalho mais difícil de fazer porque depende de muitos pormenores e que se resolveria mais facilmente se o SCLM tivesse um conjunto de infraestruturas com outras características. Por este ou aquele motivo, porque hoje o clube não nos permite fazer o que entendemos que devíamos fazer, não nos envolvemos, não apoiamos, não disponibilizamos duas horas do nosso tempo durante a semana. É preciso que as pessoas se envolvam mais e o SCLM está aberto a toda a gente, dentro das orientações que a direcção traçar.

JL - Numa altura de crise como se gere um clube desta dimensão, com quase 400 atletas?
PR - É uma tarefa difícil de gestão diária do cêntimo. Tirando as quotizações dos sócios, o SCLM não tem fontes de receitas regulares e esse é um factor critico para o seu desenvolvimento. Ao não termos essas fontes de receita fixas, temos de trabalhar as fontes de receitas variáveis e recorrer ao apoio das entidades. Felizmente, mesmo em tempo de alguma dificuldade, temos tido um apoio muito interessante e até surpreendente de algumas empresas. Tem sido uma ajuda preciosa e já nos permitiu pagar cerca de 20% das dividas que tínhamos.

JL - Em que pé está a relação com a Junta de Freguesia ?
PR - Nem sempre nos entendemos. Na base dos problemas está a Aldeia do Desporto. É um projecto que nasceu torto, que esperamos que algum dia se endireite. Mais importante que dizer todos os dias que nasceu torto, é fazermos com que fique direito. O fundamental é encontrar as soluções e executá-las. Neste tempo de crise, em que é mais difícil solucionar os problemas - por falta de dinheiro ou porque os procedimentos são cada vez mais apertados - temos de ter a flexibilidade de deixar que outros façam por nós. Não tem nada de grave que outros substituam a intervenção das entidades públicas. É uma forma de colaboração que deve ser cada vez mais aproveitada. A Junta de Freguesia dos Marrazes é importante para o SCLM e gostaríamos que o SCLM também fosse importante para a Junta de Freguesia dos Marrazes.

JL - O relvado sintético no Parque de Jogos é mesmo para avançar ?
PR- A minha vontade é que já para o ano o Parque de Jogos tenha um relvado, não sei se sintético. Essa é a maior prioridade que temos. Não era, mas perante algumas dificuldades para enquadrar mais jovens, passou a ser o foco da nossa acção nos próximos meses. O Clube não se pode dar ao luxo de não ter capacidade de receber mais jovens. Precisamos de mais espaço e por isso temos que rapidamente caminhar nesse sentido.

JL- O futebol do SCLM tem uma rivalidade histórica com a União de Leiria. Durante muito tempo viveram de costas voltadas, agora parece que se aproximaram e até trocam jogadores...
PR- Esta rivalidade histórica é boa, quero mantê-la , mas apenas dentro do campo. Não faz sentido não haver cooperação entre clubes, pelo menos do mesmo concelho. Todos perdem quando todos podem ganhar. Não faria sentido vir assumir uma guerra que não beneficia ninguém.

JL - Houve tempos em que entre a União de Leiria e o Marrazes havia muito equilíbrio, depois deixou de haver. Agora o Marrazes aproxima-se novamente. Vai ser possível ombrear com a UDL nos escalões de formação ?
PR - São escolas de formação diferentes. A grande vantagem da UDL é ter a equipa sénior na Liga de futebol, mas acredito que podemos ser uma referência na formação, muito acima de qualquer clube do concelho, se conseguirmos melhorar um conjunto de outros factores que ainda não conseguimos, apesar de nesta época já termos dado um salto qualitativo importante.

JL - É objectivo ter todas as equipas da formação nos Nacionais ?
PR - Temos os Iniciados e os Juniores, faltam os Juvenis, que lideram a Divisão de Honra distrital e esse é o objectivo para esta temporada. Jogar nos campeonatos nacionais frente a equipas com outra visibilidade e nivel futebolístico, obriga-nos a fazer um bom trabalho na formação. Também nos permite fixar os jovens e constituir uma atracção para mais atletas.

JL - Também é objectivo que os Seniores do Marrazes cheguem aos campeonatos nacionais? É esse o lugar do SCLM ?
PR - Ainda não é, mas penso que dentro de pouco tempo poderemos encarar de forma séria a colocação da nossa equipa sénior nos nacionais. Falta desenvolver a tal infraestruturas que nos permite produzir um trabalho com mais qualidade, bem como manter a regularidade nas equipas técnicas. A este nível não há um clube que consiga ganhar mudando de treinador todos os anos. Queremos chegar aos nacionais com base em jogadores formados no clube e isso também não é fácil, porque nem sempre conseguimos criar condições e o envolvimento para que os atletas se fixem no clube depois de terminado o processo de formação. Não estou a falar de dinheiro. É por todas as condições de trabalho que se conseguem oferecer quando a competição só exige resultados.

JL - O fim do hóquei em patins no SCLM era uma medida inevitável ?
PR - O fim da equipa sénior de hóquei do Marrazes, sim. O clube tinha seniores, mas não tinha formação e isso não faz parte da nossa lógica. O processo deve ser precisamente ao contrario. Por outro lado não podemos ter uma equipa em que só 60% dessas despesas foram satisfeitas com recursos próprios da secção. Os outros 40% tiveram de vir de outro lado e ainda hoje há uma divida grande. Era impensável ter uma secção com este impacto económico e sem qualquer retaguarda que nos permitisse ter uma perspectiva de continuidade.

JL - Onde espera que o Marrazes esteja daqui a 25 anos quando comemorar o centenário ?
PR - Estes 75 anos serão provavelmente , o renascer da vida do Marrazes. Estas colectividades, enquanto existirem pessoas, enquanto existir a tal mística que as pessoas não conseguem explicar, o clube não vai morrer. E chegara aos 100 anos com mais força do que tem agora.

Entrevista retirada do Jornal de Leiria.

23 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da entrevista do Presidente,pois falou quase sempre no plural...nós 'isto',nós 'aquilo'.
Só não gostei de quando diz:' A MINHA vontade é que já para a ano possamos começar com o arrelvamento do Antigo Parque de Jogos.
1º- devia de ter dito : A nossa vontade...
2ºNuma Assembleia Geral da direcção anterior,foi votada uma proposta para que se iniciasse a ideia do sintético no Campo Velho.
A ideia era formar uma Comissão de Sócios , para começar a angariar dinheiro através de Peditórios e outros Eventos para um Fundo de Recuperação do Parque Desportivo Velho.

Anónimo disse...

já agora também podias dizer o teu nome para sabermos quem és... Ou serás daqueles que fugiste e agora que começas a ver qualquer coisa te vais chegar á frente?

Anónimo disse...

...mais valia, estares calado.
Trabalhei como Director do S.C.L.e Marrazes com 6 Presidentes diferentes,4 nunca os conheci e só falei algumas vezes com 2( José Oliveira e José Carvalho).
Nunca fugi do meu Clube...e digo-te mais, sempre fui convidado a trabalhar no Futebol de Formação, independentemente de quem eram os elementos da Direcção.
Não estou a querer voltar...pois a idade e a saúde já não me permitem estar todos os dias no Clube a ajudar nos treinos ...porque eu era dos que trabalhavam mesmo.
Chegava ao Campo pelas 19 horas, despia o fato e gravata, vestia o fato de treino e o impermeável e ia para o campo (muitas vezes a chover) ajudar os treinadores, a ir buscar bolas que saiam para o quintal, ia buscar água para os atletas, ia buscar coletes, fazia de 'massagista' nos treinos.....e no fim recolhia as bolas e tinha que tomar conta dos miúdos nos balneários durante o banho (se não, era uma balbúrdia).
Tomava banho,vestia-me e ia levar alguns miudos a casa na minha carrinha particular.
Eu trabalhava o dobro do tempo do Roupeiro, que tinha tempo de ir jantar a casa.....e eu só jantava quando chegasse a casa lá pelas 11 horas.
Como vês....agora não me quero chegar á frente (como tu dizes),pois já dei o meu contributo fisico e monetário durante muitos anos ao Meu Marrazes.
Agora, estou reformado e sem saúde.....e volto a dizer-te MAIS VALIA ESTARES CALADO....seu garoto.
Digo-te mais.....apesar de velho e sem saúde, ainda gostava de fazer parte da tal Comissão de Sócios para angariar Fundos para a reconstrução do Campo Velho.
INDEPENDENTEMENTE de quem seja o presidente.....pois como já verificás-te eu estou-me nas tintas para os presidentes....pois estes vão e vêem, e o MEU CLUBE FICA SEMPRE.
Ainda te digo...que nunca vi um Presidente do meu Marrazes nos últimos 25 anos a arredar o campo ou a ir buscar uma bola que vá para o 'pinhal'.

Anónimo disse...

eu sou aquele que desejas todas as noites

Anónimo disse...

Exigimos aos outros aquilo que não damos. Eu sou anónimo mas não exijo a identificação ao comentador das 16:31.Não é comentador das 22:30 ?

Anónimo disse...

tásse bem não te rales

Anónimo disse...

olha pois eu já vi presidentes a rudar os campos onde estavas tu?
Á estavas no escritorio de gravata e dizes tu que trabalhaste muito no club deves ser daqueles que dises que fizéste tudo mas não fizéste nada

Anónimo disse...

...comentário das 22:27....só mereces uma coisa miúdo...DESPREZO.

Anónimo disse...

É verdade sim que já fez tudo pelo Marrazes.
Ele e muitos outros.
Mas especialmente ele, que sem ser natural dos Marrazes muito tem dado ao nosso Clube.
Pena é que venham para aqui comentar pessoas que além de não saberem português também não sabem nem conhecem a nossa história.

Anónimo disse...

Estranho muito que um director trabalasse no mandato de 6 Presidentes e não tivesse conhecido 4 deles. Sinal de pouco querer saber da vida do Clube.

Anónimo disse...

Para o comentarista das 22:30

Não percebo porque raio se há-de andar constantemente a faltar ao respeito às pessoas e a incendiar as opiniões!
RESPEITEM AS OPINIÕES E PRINCIPALMENTE PESSOAS!

Todos sabemos que uns fizeram mais do que outros não estou aqui para dizer que fiz ou aquele fez mais do que aquele ou do que eu... O que NÓS queremos é as coisas feitas e bem feitas. O que passou, passou e já lá vai, a referência do passado está em aproveitar a riqueza que nos foi deixada pelo que de bom foi feito. Vamos unir e não partir só assim conseguiremos atingir os nossos objectivos.
Cada um fez aquilo que o tempo e a oportunidade lhes permitiu fazer e isso quer gostem ou não, será sempre de louvar, agora, aqueles que não fizeram porque nunca quizeram ou não tiveram oportunidade está na hora de, sem polémicas, fazerem e ajudarem a fazer.

Chegou a hora companheiros! Chegou a hora de TODOS nos envolvermos num projecto que tem pernas para andar e tal como se diz no primeiro comentário essa proposta foi aprovada em AG.
Este é um projecto de TODOS e para TODOS não deste ou daquele.

Em prol da pacificação e da vontade do desenvolvimento de futuras acções fica este meu reparo

Abraços

Anónimo disse...

Parece que chegou o momento desta actual Direcção fazer uma A.G. extraordinária para explicar aos Sócios como está o assunto da Recuperação do Campo Velho.
Pois parece que há Sócios que querem ajudar na recuperação das Velhas Instalações....fazendo,por exemplo peditórios e organização de eventos para angariação de fundos e outras iniciativas.
Apesar da actual crise financeira penso que ainda há alguns euros de sobra para ajudar o NOSSO CLUBE o GRANDE S.C.L.e MARRAZES.
Mas atenção....que, também penso que muitos Sócios querem ajudar o Clube com a intenção de não estarem conotados com 'esta' ou 'aquela' direcção...'este' ou 'aquele' presidente.
VAMOS AJUDAR o NOSSO MARRAZES...(para já...não em resultados de futebol sénior, mas a melhorar o Parque Desportivo ).

Anónimo disse...

Era bom também, antes de avançar com um novo peditório para o arrelvamento (sintético) do Parque de Jogos, que faz hoje 42 anos que foi inaugurado, que a actual Direcção ou as anteriores - Srs. Paulo Clemente, Carlos Valente e Manuel Lourenço, entre outros - explicassem onde se gastaram ou onde se encontram os valores do anterior peditório e que atingiu alguns milhares de euros.
É que estarem a pedir-me que colabore novamente sem me explicarem onde está o valor que dei anteriormente, faz com que eu não dê mais nada.
Acho que me devem, a mim e a tantos outros sócios, que como eu colaboraram no peditório anterior, uma satisfação.

Anónimo disse...

pró comentador das 13:32

se já deste, se é que deste ficamos felizes por isso mas, tens faltado ás assembleias gerais porque este assunto já foi discutido e explicado.
Em vez de vires para aqui pedir explicações anónimas podes pedir um esclarecimento directo às pessoas, afinal, como contribuinte, isto se for verdade que contribuiste, para esse peditório tens direito a explicações.
Agora não venhas para aqui fazer insinuações e tentar levantar polémicas. Deixa-te de atitudes circenses porque até sabemos quem és e quais os motivos porque o fazes!

Anónimo disse...

Desconhecia que já houve uma angariação de Fundos para recuperar o Campo Velho.
Por isso alguém dizia que tem que ser uma Comissão de Sócios independente de qualquer Direcção ,com uma conta bancária própria,onde todo o dinheiro angariado seria só para as obras do Campo Velho.
Alguém também dizia que o dinheiro angariado não é para sustentar os subsídios('ordenados') pagos aos atletas da equipa Sénior.

Anónimo disse...

Quando o Futebol Amador teve o seu grande 'boom' após o 25 de Abril de 1974.....em que quase todas as Freguesias tiveram os seus Campos e equipas de futebol próprios ...os Atletas jogavam de borla, lutavam só pelo lanche após os jogos.
Nestes tempos os Directores conseguiam arranjar dinheiro para as despesas :bolas,equipamentos,deslocações,água,luz,lanches, etc. etc.etc.
Assim esteve o Futebol Amador nas Freguesias.....até chegar a altura de alguns 'iluminados'que para subirem de divisão, começaram a pagar os tais subsidios(ordenados)aos melhores Atletas Amadores ...indo buscar jogadores aos outros Clubes.
Começou assim a 'praga' das transferências no Futebol Amador nas pequenas Freguesias.
A 'febre' da subida de Divisão no nosso Concelho de Leiria começou com o 22 de Julho de Amor,Bidoeira e Caranguejeira ....e agora vejam como estão estes Clubes em questões de Futebol Sénior.
SERÁ QUE DEPOIS de TANTOS ANOS...os DIRECTORES,SÓCIOS e ATLETAS AMADORES, ainda não verificaram que para fazer aquilo que gostam ( neste caso jogar futebol ) tem que que ser 'DE BORLA' ?

Anónimo disse...

Sobre este anterior assunto....é caricato que o Atleta João Silva enquanto jogador Iniciado,Juvenil e depois Junior paga para praticar aquilo que gosta, o Futebol.
Depois o mesmo João Silva, quando chega a Sénior deixa o seu Clube de Formação para ir para outro Clube 'GANHAR' um 'ordenado' de 100 euros/mês .
O 'craque' João Silva vai andar nesta 'vida amadora' até aos 30 e tal anos...'xulando' seis ou sete Clubes.
Por fim...o 'desportista' João Silva chega aos 40 anos de idade, e como gosta de Futebol vai jogar para os Veteranos.....mas aqui PAGA para treinar e jogar, PAGA para comprar o equipamento, PAGA as deslocações e PAGA as jantaradas.
Tudo isto é triste no Desporto Amador.....e o curioso,..é que isto só aconteçe na Modalidade de Futebol e agora nessa 'invenção' chamada Futesal.

Anónimo disse...

ora aí estão os "iluminados do costume" agora querem contas bancárias geridas por comissões. Isto é mesmo para rir deixem gerir os contabilistas arruinados e que arruinaram os outros
Criem é uma "irmandade" para angariar mais uns trocos e façam greves no meio do campo. façam almoços e jantares e chamem aqueles que fizeram grandes obras no passado a começar pelo abandono da sede do clube.

Anónimo disse...

Para o comentador das 00:00
Ou és 'burro' , 'estúpido' ou mal intencionado.
Estás contra os iluminados 'do costume'que querem gerir uma conta bancária própria para reactivar o Campo Velho.
Estás contra ,porque és 'Duplamente Burro e desconfiado'.
Se o dinheiro desaparece desses tais peditórios que já houve....é porque estão em nome do clube....e este gasta o dinheiro no Futebol Sénior, ou nas tais jantaradas.
Dizes para chamarem aqueles de antigamente que construiram as Velhas Instalações (a Sede,a bancada,os balneários velhos,os bares do campo o antigo posto de Fisioterapia,etc.etc.).
Pois estás muito enganado....pois eu faço parte desses do antigamente que dei mitos sábados a carregar baldes de argamaça,tijolos,dobrar ferro,ajudar os canalizadores, a pintar paredes, etc.etc......e NÃO PERCEBO NADA DE SERVENTE DE PEDREIRO.
Sou a favor da tal conta bancaria da Comissão de Sócios, para ajudar a reconstrução do Campo Velho.
Pois, esta conta era gerida sem nenhum elemento da Direcção....e a Comissão tinha que dar contas desses dinheiros angariados só para obras....e não para apoios dos Amadores Séniores ou jantaradas e almoçaradas dos Directres.

Anónimo disse...

O 'esperto', mas pouco inteligente ,comentador das 00.00.
Eu estou de acordo com o Sócio que teve a ideia de fazer uma Comissão de Sócios para angariar fundos com o objectivo da melhoria das Antigas Instalações.
Comentador das 0:00 se discordas dizendo que o dinheiro angariado é para Jantaradas....DEVES DE TE ESTAR A VER AO ESPELHO.
Pois acredita que ainda há pessoas sérias e honestas NESTE MUNDO.
IMAGINA que essa tal Comissão de SÓCIOS, vai avante ....e ao fim de um ano consegue arranjar 300.000 euros para a Direcção fazer as obras no Campo Velho.
Imagina que TUDO É POSSÍVEL...pois não há impossíveis nas pessoas honestas e empreendedoras.
IMAGINA (ou sonha)que a tal Comissão arranja os 300 mil e chega á actual Direcção e diz :meus senhores temos este dinheiro para voçês começarem as obras....a partir dos 300 mil de gastos, é convosco...aceitam ?
A Direcção diz: sim SRo.nós aceitamos e dêem cá os 300 mil.
A Comissão diz : não senhores,o dinheiro está na nossa conta...e vai vos ser dado á medida das necessidades da obra...e nós Comissão visionamos TODOS os gastos até ao infimo centimo.
Não queremos que depois os Simpatizantes digam que o dinheiro que vos demos foi para financiar os AMADORES do Futebol Sénior,ou para almoçaradas e jantaradas dos Directores (como diz o comentador das 0.00 ).
Acreditem que há pessoas mal intencionadas em todas as Colectividades (como o comentador das 0:00 ).....mas também há muitas pessoas que GOSTAM do MARRAZES, sem qualquer interesse PESSOAL ou POLITICO-PARTIDÁRIO.

Anónimo disse...

Só querem é protagonismo cambada de imbecis

Anónimo disse...

É preciso ser muito infantil e ingénuo para se pensar que alguma vez o Marrazes vai utilizar a Aldeia do Desporto da forma como o imaginou! Sonhar alto e sem os pés assentes na terra, foi o que aconteceu quando pensaram que o futuro do Marrazes estava na Aldeia! A única aldeia onde o Marrazes poderia ter futuro, se tivesse o mínimo de visão, era no velho pelado devidamente transformado. E era precisamente aí que deveria ter sido construída a sede do clube, e não onde a construiram, desenraizando-a da população! Tinham espaço para isso e para muito mais, mas convenceram-se que a Junta de Freguesia estava ali para satisfazer os desejos do clube e vai daí embriagaram-se em ideias sem usar o cérebro. Assim, não tarda voltam cá para cima com as calças na mão, que será a resposta a uma ganância desmedida de quem pensava, e ainda pensa, que alguém dá alguma coisa a alguém! Será que ainda ninguém percebeu que o espírito Marrazense já não existe no estado de pureza de antigamente? Será que ainda ninguém viu que nos tempos de outrora não era qualquer um que entrava nos "quadros" do clube, desde o cargo mais elevado até ao mais modesto colaborador? Hoje não é assim, qualquer um mesmo sem o mínimo de dignidade pode, de uma forma ou de outra, representar o Marrazes, mesmo que isso custe, o que tem acontecido, o enxovalho do próprio clube! Jã não há a menor ou mais simples selecção, todos e tudo serve para preencher os lugares. Oxalá quem tem o poder de decisão no Marrazes tome conhecimento do que mau existe no clube, abra a pestana e queira e consiga trazer de volta o verdadeiro Marrazes, aquele que sempre se pautou pelo caminho do desporto e, muito principalmente, pelo caminho da formação! E quando digo formação, refiro-me ao atleta e futuro homem, o que sempre foi, em muitas décadas, o apanágio de quem, sem interesses mediáticos ou monetários serviu o clube.
Talvez não estivesse fora de questão uma reciclagem e verificar quem, na verdade, tem humanismo e competência para servir este clube que tanto respeito cultivou ao longo de décadas.
Quem não é possuidor de humanismo e competência, apenas está a alargar o fosse entre o que é e o que deveria ser o Marrazes. Para ser mais claro, está a mais!
Voltando ao campo, sonhar é bom mas quando se está a dormir. Quando se sonha acordado existem pesadelos nocturnos, que é exactamente o que acontece neste momento.
Quanto à entrevista, o Exmo Sr. Presidente, infelizmente, não sabe, porque não se informa, ou não quer saber o que é um "bom trabalho de formação". Fala dele mas sem o conhecer na sua essência, ou desvalorizando o que ele representa na verdade. A palavra formação implica uma série de vertentes que é preciso sentir e respeitar. Um dos problemas é que não tem os formadores que deveria ter, mas sim aqueles «formadores» que de formadores nada têm! Nem todos, felizmente, estão neste padrão, honra lhes seja feira!
Quando se pensa que a reestruturação passa principalmente pela vertente financeira, estão a degradar-se os valores e os princípios que regem, ou deviam reger, duma grande instutuição que é o SCLM.
Não adianta vestir roupa nova e não tomar banho! É uma ilusão!
Conhecendo eu o sr. Presidente como pessoa de bem, confio que assentará os pés na terra e coloque o Marrazes no patamar de prestígio onde durante décadas navegou!
Quanto aos comentários de taberna que por aqui proliferam, esses deveriam ficar por lá mesmo: pela taberna!

Anónimo disse...

Infantilidade e ingenuidade?!
Parabens pelo seu discurso de profeta, contudo, acho que deve estudar melhor o clube e a realidade actual daquilo que é hoje a essência do desporto, não só em Portugal mas por essa Europa fora.
Ideias e discursos "tacanhos" nada contribuem para aquilo que é o verdadeiro cerne da questão.
Pelo lirismo do discurso esqueceu-se de que é um dever do estado promover as condições necessárias á boa prática desportiva, isto está consagrado na Constituição da Republica. Os clubes, as empresas e o movimento associativo não se pode substituir áquilo que é um dever das autarquias que devem apoiar promover e fomentar o desporto através destas instituições. Por isso a Aldeia do Desporto só é erro, só é escândalo da forma como foi construída e pelo que custou ao erário publico e pela forma como alguém sem ideias insiste em gerir. A Aldeia do Desporto deveria ser apenas um instrumento que o maior clube da freguesia deveria dispôr para colocar em prática o seu objecto social. Porém toda a forma como está envolta de protagonismos e de protagonistas que nada fazem que é colocar barreiras a quem, do ponto de vista social, muito faz pela juventude! Quanto ao campo cá de cima e á sede, estes espaços existem e são património da instituição e saberá o senhor interpretar o que quero dizer com património? Pois é, é a riqueza do activo que alguem e muito bem no passado construiu, agora, resta rentabilizar. Concordará comigo se lhe disser que se o clube tivesse feito tudo o que diz, no Parque de Jogos, provavelmente, estaríamos cingidos apenas a um espaço a um local, graças ao passado e a quem o soube rentabilizar hoje o nosso Marrazes não tem só um Parque de Jogos com todas as infraestruturas que possui. Hoje o Marrazes tem um Parque de Jogos, cujo terreno não é do Clube, tem uma Sede própria e é por enquanto um inquilino "mal amado" duma instalação que os contribuintes pagaram.
Ter património histórico por si só não chega é preciso ter bens e activos capazes de valorizar a grande instituição que hoje somos.
Graças a quem foi e é visionário o clube não se resume apenas e só a um campo é preciso fazer mais e muito mais. A direcção anterior fez e bem a rentabilização da sede a actual segue-lhe o caminho e aposta num projecto arrojado para o Parque de Jogos a isto chama-se progresso. Os Marrazes não é só a rua principal, a rua do Canto, a rua da Bouxaria ou a rua Valverde. Marrazes é muito mais do que isto!

Ainda gostava que nos informasse o que quer dizer com "restruturação financeira" é que fiquei confuso com a sua ignorância! Não quer fazer restruturação financeira e quer fazer obra? Certamente deve ter descoberto alguma solução mágica que nós, o país, a europa e o mundo inteiro desconhecemos! Já agora diga-nos qual é, quero acreditar que a terá e muito nos honrará saber que provavelmente teremos entre nós um futuro candidato ao Nobel da Economia