sábado, 21 de junho de 2008

Voar nas Asas de um Corvo

Há muitos anos que o nome “Sport Clube Leiria e Marrazes” me ecoa nas paredes do cérebro. Já em pequenino os meus pais me levavam ao campo de futebol a ver os jogos e, talvez aí, tenha adquirido este sentimento que agora faz parte do meu quotidiano. Para mim, falar deste clube é como falar de um membro da minha família, uma vez que sempre estive ligado a ele. Desde cedo me juntei a esta massa humana, dando uns toques na bola e esfolando os joelhos. Recordo com saudade esses tempos, em que andar à chuva e ao sol, pisando a lama e correndo atrás de uma bola, me davam a alegria que necessitava para viver.

Hoje, vejo o Marrazes de uma forma diferente, mais madura e assente em pilares que fui construindo ao longo da minha vida. A história deste clube é inegável, recheada de troféus e vitórias marcantes. Contudo, os dias actuais não são de grande vaidade. Pelo contrário, o Sport Clube Leiria e Marrazes encontra-se a disputar, há vários anos, campeonatos distritais não conseguindo sair desta triste sina. Muitas são as pessoas que desejam pegar no clube e fazer dele o que já foi, mas por agora talvez os métodos não tenham sido os mais adequados.

Não se pode viver do passado. Aliás, a vida é um constante pensar no futuro, agindo no presente, tendo em conta o que se sucedeu no passado. E é isto que se deve ter em mente quando se pega num projecto como este, o Sport Clube Leiria e Marrazes. Como ex-jogador do clube, durante 13 anos, e como ex-treinador dos Escolinhas, durante dois, posso afirmar que a “coragem, esperança e dedicação” tão falados entre os mais velhos se mantêm no seio desta instituição. Falta apenas o “passo seguinte”, dado pelas pessoas que têm poder, que é o de equipar o clube com as infra-estruturas necessárias e adequadas à prática desportiva.

O Sport Clube Leiria e Marrazes tem uma área abrangente bastante grande, alastrando-se a todo o país, onde as pessoas que conhecem o clube relembram com saudade os gloriosos tempos desportivos. Mas os tempos mudam e, como que de um dia para o outro, surge o União Desportiva de Leiria, através da junção de vários clubes da região. Surge a rivalidade entre os dois clubes, um representante da pequena aldeia de Marrazes e outro representante da cidade de Leiria. Disputam-se jogos, torneios, campeonatos e a rivalidade vai crescendo cada vez mais. O tabuleiro do jogo vai-se invertendo, e o União Desportiva de Leiria assume-se como principal clube de Leiria. Razões claras para esta tão brutal reviravolta não encontro, mas o que é certo é que após esta subida ao poder do “clube do Lis”, cada vez mais vai aumentando o fosso entre este e os outros clubes da região.

A verdade é que, como clube, o União Desportiva de Leiria não existe, funcionando apenas com os apoios da Câmara Municipal de Leiria. Por seu lado, o Sport Clube Leiria e Marrazes possui dois campos de futebol e uma sede, recebendo também apoios da Câmara. Não se percebe é o porquê desta disparidade.

Apesar de todas estas divergências, o Marrazes mantém-se fiel aos seus princípios, parecendo neste momento renascer das cinzas que o têm impedido de atingir novos horizontes. E eu, que cresci como homem dentro deste clube, continuarei a trabalhar na esperança de que um dia, os meninos que hoje lutam por uma bola, possam marcar outro tipo de golos ao longo da sua vida.

Eu, que já fui um desses meninos, encontro hoje as redes nos textos que escrevo neste blogue contribuindo para um futuro cada vez melhor! Nem o céu é o nosso limite!

André Pereira

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando está pronto o sintéctico?

SCLM Jovem disse...

Ainda não temos certeza se haverá campo sintéctico na próxima época. Tudo indica que sim.