sábado, 26 de julho de 2008

"Temos um plantel forte e vamos fazer um bom campeonato"

ENTREVISTA A SANDRO BRITO, JOGADOR DA EQUIPA SENIOR E TREINADOR DA EQUIPA DE SUB-13 “A” DO SCL MARRAZES

Sandro Brito, 26 anos, representa o SCL Marrazes há 14 e é um símbolo do nosso clube. Enquanto jogador de futebol, sempre de corvo ao peito, caminha para mais uma época ao serviço da equipa sénior. Lutador, laborioso, é o espelho da raça, alma e empenho marrazenses na luta semanal pelos três pontos. Nos últimos anos tem-lhe sido confiada a braçadeira de capitão de equipa e, como consequência, é o nosso porta-estandarte pelos campos do distrito de Leiria. Em paralelo, tem vindo a desenvolver um trabalho interessante nos escalões mais jovens do clube, tendo na próxima época a função de liderar a equipa de Sub-13 “A” do SCL Marrazes. Sandro aceitou o convite do nosso blogue e concedeu-nos uma breve entrevista.

SCLMarrazesJovem Sandro, fala-nos do teu percurso enquanto jogador de futebol.
Sandro Brito Bem, apenas comecei a jogar futebol federado aos 12 anos quando entrei para os Iniciados do Marrazes, sendo o meu primeiro treinador o Sr. José Moleirinho. No final da formação, fui seleccionado para ficar nos Seniores do Clube, o que me deixou bastante agradado. O meu primeiro treinador nos Seniores foi o Sr. Cláudio Serrano, que mais tarde foi substituído pelo Sr. Santiago e este, por sua vez, substituído pelo Sr. Paulo Clemente. Esta irá ser a nona temporada ao serviço do Marrazes, Clube onde me sinto bem e que ainda não encontrei razões que me levassem a mudar.

SCLMJ E enquanto treinador? Explica-nos como tudo começou.
SB Tudo começou há alguns anos atrás, quando o Departamento de Futebol Juvenil do Clube decidiu convidar alguns jogadores do plantel sénior, de forma a colaborar com os treinadores das equipas de Futebol 7. No meu caso foi o Sr. João Rocha que me convidou para o ajudar no desenvolvimento de treinos e jogos da sua equipa de Escolas. Nessa altura fiquei deliciado com a sua sabedoria, competência e organização, pegando-me o “bichinho” que dura até então. A partir daí treinei algumas equipas desde os Bambis, Escolinhas e Escolas. Vou aproveitar e enviar um especial abraço e agradecer aos treinadores que contribuíram para a minha formação de treinador no Clube, visto que me transmitiram conhecimentos, que retive, bem como a forma mais correcta de estar no futebol: O Sr. João Rocha que me fascinou com a sua organização e sabedoria e também o Sr. Aníbal Reis e Gonçalo Moleirinho.

SCLMJ A tua experiência como treinador remonta a equipas de Escolinhas e Escolas, respectivamente, Futebol 5 e 7. Na próxima época terás um desafio interessante, treinar a equipa que possui o título de Campeões Distritais. Quais as tuas expectativas, sendo que é do conhecimento geral que perdeste alguns elementos para a equipa do U. Leiria?
SB
Os objectivos já estão predefinidos para a época, que em traços gerais passam principalmente pelo desenvolvimento técnico e táctico, quer individual, quer colectivamente de todos os jovens jogadores da equipa, bem como a introdução e consolidação de valores. È óbvio que também é importante criar uma dinâmica de vitória, sendo que todos os jogos serão obviamente para ganhar. Contudo, a vitória nunca poderá colocar em causa os princípios da formação de jovens jogadores. Quanto ao facto de alguns jogadores, ao que se consta, terem abandonado o Clube e apesar de os considerar importantes para o mesmo, penso que o grupo continua com muita qualidade, depositando no mesmo total confiança.

SCLMJ Qual é a leitura que fazes da lei de transferências que permite aos atletas até aos 14 anos saírem livremente dos seus clubes?
SB
Esta lei vem beneficiar claramente os Clubes de maior dimensão que têm maior facilidade em cativar os jovens jogadores. Penso que, neste caso, o Marrazes tem de se adaptar às leis que vigoram e oferecer mais e melhor formação aos jogadores, bem como mais condições de treino para que os jogadores não tenham razões para colocar sequer em questão a saída do Clube.

SCLMJ Concluíste recentemente o Curso de 2º Nível de Treinadores de Futebol. Quais as tuas ambições enquanto treinador?
SB Sinceramente e também derivado ao facto de ainda me encontrar a jogar, ainda não defini claramente as minhas ambições ou metas a atingir. Contudo, pretendo estar em constante formação de forma a estar actualizado, dado que gosto de desenvolver sempre um excelente trabalho à frente das minhas equipas, sejam quais forem os seus escalões ou níveis de competição.

SCLMJ Enquanto jogador da equipa sénior já passaste por épocas contrastantes ao serviço do clube. Uma descida de divisão e respectiva subida, épocas de “salvação” na última jornada e épocas em que se chegou a acreditar numa possível subida de divisão. Que análise fazes desta instabilidade ao nível dos resultados nas últimas épocas, num clube com pergaminhos e potencial humano para fazer mais e melhor? Consideras a ausência de pagamentos a atletas o factor chave nesse capítulo?
SB
É verdade que tive épocas bastantes diferentes, mas penso que existem muitos factores para além da qualidade dos jogadores e técnicos, influenciam uma época e o seu desenvolvimento, como são os casos da baixa de forma, lesões e castigos dos jogadores mais influentes da equipa, arbitragem e depois também a falta de confiança resultante da ausência de resultados. Nesta época acho que temos um plantel forte e estou convicto que iremos fazer um bom campeonato que se advinha extremamente competitivo e aliciante. Quanto à questão dos pagamentos, a minha opinião é que se o Marrazes oferecer mais condições nesse capitulo é obvio que conseguiria acrescentar ainda mais qualidade ao plantel com a vinda de alguns jogadores e sobretudo conseguir segurar os seus melhores jogadores.

SCLMJ Desde há duas épocas, tens sido alvo de uma conotação injusta em jogos em campos adversários e até em blogues que abordam o futebol distrital de Leiria, associada à tua actividade profissional (funcionário da AFL) e as arbitragens. Como reages a esta situação?
SB
É obvio que não fico agradado com essas situações mas nunca respondo a qualquer tipo de provocações. Acho que é no mínimo triste, para não referir outras expressões mais fortes, confundir a minha actividade profissional com a desportiva. Em ambas dou o meu melhor sem nunca as confundir. Contudo, não vou ser eu a mudar as mentalidades das pessoas.

SCLMJ Esta aí à porta mais uma época desportiva ao serviço do SCL Marrazes. Como analisas o nosso plantel até este momento? Que objectivos colectivos e pessoais estabeleceste para esta época?
SB Como já referi anteriormente o nosso plantel é forte, podendo mesmo afirmar que é dos melhores dos últimos anos, visto que se analisarmos melhor temos várias opções de qualidade para todas as posições, o que vai gerar bastante concorrência interna, que só beneficia a equipa. Pelo que sei, os reforços vêem acrescentar qualidade há já existente no plantel, sendo que nos reforços incluo obviamente os ex-juniores a quem reconheço bastantes qualidades. Falando em objectivos, colectivamente ainda não foram definidos visto que apenas no início da temporada irão ser definidos juntamente com a Direcção e equipa técnica, mas penso que passe por fazer melhor do que na época passada, obtendo a melhor classificação possível e a conquista da Taça. Pessoalmente espero efectuar a minha melhor época desportiva de sempre.

SCLMJ Finalmente, espera-se uma época em que o pó e a lama não farão parte da tua rotina enquanto jogador do clube. Que comentário merece esta nova realidade, que é o piso sintético?
SB Finalmente! Acho que o Clube já merecia estas condições há mais tempo mas infelizmente elas não se proporcionaram. Contudo, penso que o piso do campo será mais um elemento motivador, não só para os jogadores mas também para os técnicos, dirigentes e adeptos.

SCLMJ Para finalizar, que significado tem para ti o SCL Marrazes?
SB Esta pergunta é muito difícil dado que o Marrazes significa muito para mim, sendo que não existem palavras suficientes para explicar o que sinto. Fico muito agradecido a este Clube que contribuiu muito e bem para a minha formação, principalmente como Homem e também como desportista, dado que a esmagadora maioria dos meus amigos ganhei-os neste Clube. Desportivamente também devo tudo ao Clube e a sua vida quotidiana é tema de conversa diário.


Imagens: DR

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande salsa...
Bom exemplo para todos os miudos que representam este clube. Espero que a malta tenho metade da tua raça, assim chegaremos facilmente aos objectivos.Puto fica bem e lidera esses garotos como só tu sabes.