sábado, 19 de julho de 2008

“Já é tempo do SCL Marrazes disputar campeonatos nacionais”

ENTREVISTA A “VELOSO”, TREINADOR DA EQUIPA DE INICIADOS “A” DO SCL MARRAZES

Bruno Gomes, mais conhecido no panorama futebolístico por “Veloso”, foi atleta do SCL Marrazes quer nas camadas jovens quer na equipa sénior. Abraçou há cinco anos o desafio de ser treinador de futebol nos escalões de formação do nosso clube do qual sobressai, na sua ainda curta experiência, o título de Campeão Distrital de Sub-13 e a Taça Distrital de Iniciados, estes dois últimos conseguidos na época transacta. Alcançou, ainda, o 3º lugar na Divisão de Honra de Seniores da AF Leiria coadjuvando Gonçalo Moleirinho. Na época que se avizinha, será treinador da equipa de Iniciados “A” do SCL Marrazes e aceitou conceder uma breve entrevista ao nosso blogue.


SCLMarrazesJovem “Veloso”, fala-nos do teu percurso enquanto jogador de futebol.
“Veloso”
Poderei dizer que não foi um percurso muito feliz. Apesar do elevado nível de qualidade nas camadas jovens, chegando a sénior não fui tão bem sucedido. Mas nós na vida não nos devemos lamentar de nada, penso que aprendi imenso com os treinadores que tive, e hoje agradeço-lhes também o meu grande gosto pelo futebol. Fiz a formação toda no SCL Marrazes, ficando nos seniores durante três épocas.

SCLMJ E enquanto treinador? Explica-nos como tudo começou.
V
Começou na época 2003/2004 quando fui convidado pelo mister e grande amigo Nini, para colaborar com ele nos Escolinhas, hoje actuais campeões distritais. Homem bastante competente e excelente amigo das crianças, ensinou-me bastante na forma como lidar com os pequenos atletas. A meio da época, o mister Nini teve um problema que o obrigou a afastar-se dos treinos, e fiquei eu a orientar a equipa com o apoio do Gonçalo Moleirinho, que é hoje um dos grandes amigos que tenho, dentro e fora do futebol. Desta forma, foi-me atribuída a mesma equipa no ano seguinte, já no escalão de escolas, e continuadamente com o apoio do Gonçalo Moleirinho e do Sr. João Rocha, fui aprendendo a contribuir para a evolução dos jogadores que tinha. Continuei nos anos seguintes com a mesma equipa, e os resultados de hoje estão-se a reflectir.

SCLMJ Conta-nos qual foi o segredo do sucesso na época passada.
V
Penso que o segredo foi simplesmente a qualidade dos jogadores que tive, aliada à competência, esforço e dedicação de todas as pessoas envolvidas no processo de evolução das duas equipas, quer treinadores, quer directores, não se resumindo a esta época, mas sim ao trabalho desenvolvido durante todos estes anos. Este foi um ano que nos fez pensar que no futebol, bem como na vida, tudo é possível, só os melhores conseguem obter o que querem. Desde já quero agradecer a colaboração dos meu adjuntos, o Ricardo e o Cláudio, ao meu director de equipa, o Filipe, a um grande amigo que me tem acompanhado sempre, e que me tem ensinado bastante, ao Gonçalo Moleirinho e, como não poderia deixar passar, ao fabuloso grupo de jogadores dos Infantis Sub-13, para o ano Iniciados.

SCLMJ Tens, enquanto treinador principal de uma equipa de futebol 11, a experiência de meia época à frente da equipa de Iniciados “A” do SCL Marrazes. O futebol 11 é definitivamente o espaço que procuras para desenvolver o teu trabalho no futuro enquanto treinador? Quais as tuas ambições a médio e longo prazo?
V
Neste momento, apesar de convicto daquilo que pretendo nas equipas que trabalho, esta vai ser uma nova etapa de aprendizagem como treinador. Não direi que o futebol 11 é definitivamente o espaço que procuro, pois tenho, neste preciso momento, quatro anos de futebol 5/7 e a minha PAIXÃO ainda se encontra nos atletas dos sete aos 12 anos. Quanto às minhas ambições, vão continuar a ser as mesmas, que não é tentar o melhor, mas sim fazer o melhor, e neste momento poderei dizer que já é tempo do SCL Marrazes ter equipas de futebol 11 a disputar os campeonatos nacionais.

SCLMJ A lei de transferências que permite aos atletas até aos 14 anos saírem livremente dos seus clubes causou alguma discussão recentemente no nosso blogue. Qual é a leitura que fazes desta lei?
V
Penso que é uma lei um pouco ingrata, tendo em conta que se já era mau os grandes clubes aproveitarem-se do bom trabalho das equipas ditas pequenas. Agora torna-se mais fácil a captura dos bons jogadores, tendo apenas como obstáculo tentar convencer os pais dos atletas. Mas também acho que se a lei funciona desta forma, é desta forma que temos de viver, não estando sempre a lamentarmo-nos, mas sim arranjar argumentos válidos para também podermos pensar em procurar os melhores das outras equipas e lutarmos saudavelmente para alcançarmos o que todos os clubes pretendem, que é o melhor.

SCLMJ O SCL Marrazes, para além de ser uma referência no nosso distrito, não é um desconhecido a nível nacional, estando bem cotado dentro dos departamentos responsáveis pelos escalões de formação dos chamados “três grandes” do futebol português. O que falta ao nosso clube para explodir definitivamente no panorama distrital e colocar equipas nos campeonatos nacionais?
V
O que falta não deve ser assim tão simples, pois se assim fosse não estaríamos a disputar os campeonatos distritais. Este último ano deu-nos imensa força para podermos, não sonhar, não pensar, mas sim trabalhar com vista a ganhar tudo, que é desta forma que os melhores se apresentam, e se nós somos os melhores é assim que nos vamos apresentar na próxima época.

SCLMJ Para finalizar, o que representa para ti o SCL Marrazes?
V
O SCL Marrazes é o clube onde eu cresci, onde conheci e continuo a conhecer muitos amigos, e é este clube que eu espero continuar a ver para sempre. È o clube que eu gostaria de ver melhorar, deixando de viver do passado e começar a entrar no melhor do presente e no futuro.

Imagens: DR

5 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Veloso.
Penso que te posso chamar assim, és para mim e já tive a oportunidade de dizer, uma referência como treinador de "meninos", és sem dúvida do melhor que já vi, e posso-te dizer, já vi muitos.
Acho que o nome que li aqui à dias no blog te assenta bem, Mourinho Black.
Quero-te deixar aqui publicamente um abraço e força para os teus projectos futuros no "nosso" Clube.
AH!!! ainda não me esqueci, tens de me dar um autografo teu, na nossa foto...
um abraço
helder

Anónimo disse...

já vi alguns treinadores a trabalhar com atletas desta idade mas nunca conheci nenhum como o Veloso. Vai para o futebol de onze por merito espero que tenhas tanta sorte no mesmo como tiveste no de sete .

Marco Ferreira disse...

Queria apenas deixar aqui o meu testemunho de admiração pelo trabalho realizado pelo Veloso nos ultimos anos na formação do Marrazes, com especial foco neste ultimo, onde pelos resultados este trabalho foi mais visivel.
Como adversário (treinador dos sub-13 do S.C.Pombal), acompanhei o seu trabalho de perto. Tivemos bons "duelos", entre duas grandes equipas de jovens, com jogos de bela qualidade. Foi ele que venceu como bastante mérito e já tive o prazer de lhe dar os parabéns pessoalmente.
Vemos o futebol de maneiras idênticas, daí a relação tão boa que temos tido, quer ganhando quer perdendo. No próximo ano iremos continuar como adversários, continuando certamente os dois a dar o melhor pelos "nossos" meninos.
Prevejo naturalmente um grande futuro ao amigo (que é como o considero) Veloso.
Grande abraço ao Veloso, e a toda a estrutura do clube que tem trabalhado bastante bem na minha modesta opinião.

Anónimo disse...

Excelente como pessoa e como treinador. Parabens. Continua com o bom trabalho.

Anónimo disse...

Grande mister. Tens a mística e o futebol característico do Marrazes.PARABENS E 1 GRANDE ABRAÇO.